A resistência de comunidades na luta pelo território em ambientes de extração minerária
DOI:
https://doi.org/10.35699/2525-8036.2017.5052Resumo
Este estudo pretende analisar a experiência de resistência de comunidades atingidas por megaempreendimento minerário, o Projeto Minas-Rio, nos municípios de Conceição do Mato Dentro e Alvorada de Minas, em Minas Gerais, como a materialização de contradição existente dentro do modo de produção capitalista, com foco no papel do Estado frente à propriedade privada. A análise é desenvolvida a partir de conceitos marxistas replicados por David Harvey no livro 17 Contradições e o fim do capitalismo, lançado em 2016. Parte-se do pressuposto que contradições podem constituir fontes fecundas para a superação desse modelo econômico de acumulação, o que permite dizer que os processos de resistência resultantes da expansão do capital nos locais mencionados abrem espaço para o pensamento utópico como meio para se alcançar uma vida decente para todos os seres, pautada pela igualdade real.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
1. Os conteúdos dos trabalhos são de exclusiva responsabilidade de seu autor.
2. É permitida a reprodução total ou parcial dos trabalhos publicados na Revista, desde que citada a fonte.
3. Ao submeterem seus trabalhos à Revista os autores certificam que os mesmos são de autoria própria e inéditos (não publicados em qualquer meio digital ou impresso).
4. Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para este periódico.
5. Para fins de divulgação, a Revista poderá replicar os trabalhos publicados nesta revista em outros meios de comunicação como, por exemplo, redes sociais (Facebook, Academia.Edu, etc).
6. A Revista é de acesso público, portanto, os autores que submetem trabalhos concordam que os mesmos são de uso gratuito.
7. Constatando qualquer ilegalidade, fraude, ou outra atitude que coloque em dúvida a lisura da publicação, em especial a prática de plágio, o trabalho estará automaticamente rejeitado.
8. Caso o trabalho já tenha sido publicado, será imediatamente retirado da base da revista, sendo proibida sua posterior citação vinculada a ela e, no número seguinte em que ocorreu a publicação, será comunicado o cancelamento da referida publicação. Em caso de deflagração do procedimento para a retratação do trabalho, os autores serão previamente informados, sendo-lhe garantido o direito à ampla defesa.
9. Os dados pessoais fornecidos pelos autores serão utilizados exclusivamente para os serviços prestados por essa publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.