Das medidas de segurança às políticas de encarceramento em massa

a realidade dos inimputáveis no ordenamento jurídico e nos hospitais de custódia no contexto brasileiro

Autores

  • Luana Ferraz Pinto Universidade Federal do Rio Grande
  • Rodrigo Marques Leistner Universidade Federal do Rio Grande

DOI:

https://doi.org/10.35699/2525-8036.2021.34022

Palavras-chave:

Medidas de Segurança, Hospitais de Custódia, Direitos Humanos

Resumo

o trabalho aborda a questão das medidas de segurança, avaliando a situação dos inimputáveis não apenas no ordenamento jurídico do país, mas ainda no que se refere aos processos concretos de privação de liberdade, o que envolve observar as experiências desses sujeitos em hospitais de custódia. Tomando como foco da análise as realidades disponíveis no Rio Grande do Sul, a reflexão combina duas perspectivas: (i) por um lado, busca-se compreender a temática da inimputabilidade em seus aspectos jurídicos, propondo-se um entendimento tanto sobre sua base legal quanto sobre as controvérsias entre as medidas de segurança e a garantia de direitos fundamentais – caso das incompatibilidades entre tais dispositivos e as políticas de saúde mental; (ii) por outra via, avalia-se as realidades dos inimputáveis nos hospitais de custódia, verificando-se as condições de aproximação entre os processos de privação de liberdade e as garantias de direitos e de dignidade da pessoa humana. Embora nossa análise sinalize situação na qual se combinam novos dispositivos jurídicos e agenciamentos empenhados na aproximação entre as medidas de segurança e as prerrogativas dos Direitos Humanos, constata-se a persistência de realidades vinculadas a um aparato burocrático que ainda opera segundo a lógica das políticas de encarceramento em massa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luana Ferraz Pinto, Universidade Federal do Rio Grande

Graduada em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG, Brasil. Dedica-se ao estudo de questões relacionadas aos Direitos Humanos e às Medidas de Segurança, bem como sobre experiências sociais em instituições carcerárias. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0822-4095. Contato: luanitaferrazp@hotmail.com.

Rodrigo Marques Leistner, Universidade Federal do Rio Grande

Doutor em Ciências Sociais pelo PPG em Ciências Sociais da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Brasil, atuando no Instituto de Ciências Humanas e da Informação (ICHI). Dedica-se a pesquisas sobre as interfaces entre cultura, política e esfera pública no Brasil, abordando temas como identidades, sociabilidades e políticas do reconhecimento. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5341-6825. Contato: rodrigoless@yahoo.com.br.

Referências

ALMEIDA, Carlota Pizarro. Modelos de inimputabilidade: da teoria à prática. Coimbra: Almedina, 2000.

ANÍBAL, Bruno. Direito penal. Rio de Janeiro, Forense, 1967.

BARROS-BRISSET, Fernanda. Por uma política de atenção integral ao louco infrator. Belo Horizonte: Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, 2010.

BECKER, Howard S. Uma teoria da ação coletiva. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1977.

BITENCOURT, Cesar Roberto. Tratado de direito penal: parte geral, volume 1. São Paulo: Saraiva, 2004.

BUENO, Paulo Alberto Teixeira. Sujeito do inconsciente e sujeito de direito: ponto de conjunção ou de disjunção na interlocução da psicanálise com a saúde mental? Stylus Revista de Psicanálise, nº. 33, p. 217-225, 2016.

CAPEZ, Fernando; PRADO, Stela. Código Penal Comentado. Porto Alegre: Verbo Jurídico, 2007.

CARVALHO, Salo de. Sobre as possibilidades de uma penologia crítica: provocações criminológicas às teorias da pena na era do grande encarceramento. In: CARVALHO, Salo de; WEIGERT, Mariana de Assis Brasil. Sofrimento e clausura no Brasil contemporâneo: estudos críticos sobre fundamentos e alternativas às penas e medidas de segurança. Florianópolis: Editora Empório do Direito, 2017.

CARVALHO, Thiago Fabres de. A bravura indômita da Justiça Penal: o imaginário punitivo à luz da ética da vingança. Revista de Direitos e Garantias Fundamentais, vol. 8, p. 311-338, 2010.

D’URSO, Flávio Borges. Direito Criminal na atualidade. São Paulo: Atlas, 1999.

DOTTI, René Ariel. Penas e medidas de segurança no novo código. Rio de Janeiro: Forense, 1985.

FOUCAULT, Michel. A verdade e as formas jurídicas. Rio de Janeiro: NAU, 2002.

FOUCAULT, Michel. História da loucura na Idade Clássica. São Paulo: Editora Perspectiva,1972.

GASKELL, George. Entrevistas individuais e grupais. In: BAUER, Martin W; GASKELL, George. (Orgs.). Pesquisa Qualitativa com Texto, Imagem e Som: um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2002.

GOFFMAN, Erving. A apresentação do eu na vida de todos os dias. Lisboa: Relógio D’água, 1993.

GOFFMAN, Erving. Manicômios, Prisões e Conventos. São Paulo: Editora Perspectiva, 1974.

JACOBINA, Paulo Vasconcelos. Direito penal da loucura: medida de segurança e reforma psiquiátrica. Revista de Direito Sanitário, vol.5, n. 1, p. 67-85, 2004.

MARCHEWKA, Tânia Maria Nava. As contradições das medidas de segurança no contexto do direito penal e da reforma psiquiátrica. Ciências Penais, São Paulo, ano 1, p. 173-189, 2004.

MIRABETE, Júlio Fabbrini. Manual de direito penal. São Paulo: Atlas 2010.

NIZET, Jean e RIGAUX, Natalie. A Sociologia de Erving Goffman. Petrópolis / RJ: Vozes, 2016.

NUCCI, Guilherme de Souza. Manual de Direito Penal: parte geral; parte especial. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2011.

PERES, Maria Fernanda Tourinho; NERY FILHO, Antônio. A doença mental no direito penal brasileiro: inimputabilidade, irresponsabilidade, periculosidade e medida de segurança. História, Ciências, Saúde – Manguinhos. Rio de Janeiro, v. 9, p. 335-355, 2002.

PRADO, Alessandra; SCHINDLER, Danilo. A medida de segurança na contramão da Lei de Reforma Psiquiátrica: sobre a dificuldade de garantia do direito à liberdade a pacientes judiciários. Revista Direito GV (Online), v. 13, p. 628-652, 2017.

SILVIA, Marcus Vinicius. As instituições Sinistras: mortes violentas em hospitais psiquiátricos no Brasil. Brasília: Conselho Federal De Psicologia / Comissão Nacional De Direitos Humanos, 2001.

WACQUANT, Loïc. As Prisões da Miséria. Paris: Raisons d'Agir, 2001.

WINKIN, Yves. A Nova Comunicação: da teoria ao trabalho de campo. Campinas: Papirus Editora, 1998.

ZAFFARONI, Eugênio Raul; PIERANGELI, José Henrique. Manual de direito penal brasileiro: parte geral. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2004.

Downloads

Publicado

21-12-2021

Como Citar

PINTO, L. F. .; LEISTNER, R. M. . Das medidas de segurança às políticas de encarceramento em massa: a realidade dos inimputáveis no ordenamento jurídico e nos hospitais de custódia no contexto brasileiro . Revista de Ciências do Estado, Belo Horizonte, v. 6, n. 2, p. 1–23, 2021. DOI: 10.35699/2525-8036.2021.34022. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revice/article/view/e34022. Acesso em: 18 abr. 2024.