Os desafios da aplicabilidade da BNCC de Ciências da Natureza no Ensino Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2525-8036.2023.41215

Palavras-chave:

Ensino de ciências, Currículo, Praxeologia, Instituição

Resumo

O currículo escolar é compreendido como um instrumento orientador das ações das unidades escolares. Com a homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em 2017, foi instituído um currículo em todo território brasileiro, cabendo aos estados, municípios e ao Distrito Federal cumprir a obrigatoriedade da normativa. O objetivo deste trabalho foi analisar e discutir habilidades de Ciências da Natureza do 2º ano do Ensino Fundamental da BNCC, pautadas na Teoria Antropológica do Didático (TAD) e na Transposição Didática (TD). O estudo foi de cunho qualitativo, com o desenvolvimento de Organizações Praxeológicas (OP). Foi realizado um recorte das habilidades da BNCC para analisar a unidade temática Vida e Evolução. Constituímos a praxeologia desta unidade, identificamos técnicas complexas, o que dificulta o processo de ensino para o 2º ano, além de requerer grande quantidade de conceitos. As relações propostas nas habilidades são de grande complexidade para esta etapa de ensino. Evidenciamos que há imposição de uma Instituição sobre outras, cujo documento apresenta determinismo excessivo, não considerando a diversidade em seus aspectos sociais, ambientais e culturais. Portanto, para minimizar a complexidade do trabalho do professor desse nível de ensino, com as habilidades da BNCC, sugerimos a elaboração de Organizações Praxeológicas, a partir da análise e interpretações das habilidades. Diante disso, o professor poderá compreender a dimensão de cada uma das habilidades e redimensionar sua Organização Didática.

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Biografia do Autor

Vera de Mattos Machado, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Possui Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Santa Úrsula (USU-RJ) (1984), Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). É docente efetiva da UFMS nos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas - Instituto de Biociências e Pós-graduação em Ensino de Ciências - Mestrado e Doutorado Acadêmico - Instituto de Física, Brasil. Atua como pesquisadora nas linhas de Formação de Professores de Ciências e Biologia, Didática das Ciências e no Ensino de Ciências e Biologia. Coordena o Grupo de Estudo e Pesquisa em Formação de Professores e Ensino de Ciências - GEPFOPEC/UFMS/CNPq. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5595-400X. Contato: veramattosmachado1@gmail.com.

Alessandra dos Santos Olmedo, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Ciências Biológicas Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2002), graduação em Ciências Biológicas Bacharelado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2003). Pós-graduação Strictu Sensu Mestrado em Biotecnologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Pós-graduação Lato Sensu em Metodologia e Didática do Ensino Superior área: Educação, Métodos e Técnicas, Faculdades Magsul (2017). Professora de Ciências da Rede Estadual de Mato Grosso do Sul em Dourados/MS e atualmente é Coordenadora Pedagógica da Escola Estadual Vilmar Vieira Matos em Dourados/MS, Brasil. Tem experiência nas áreas de Ensino de Ciências e Formação de Professores. Doutorado em Ensino de Ciências pelo Programa de Pós-graduação Doutorado Acadêmico em Ensino de Ciências - PPEC/INFI/UFMS (2022). É membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Formação de Professores e Ensino de Ciências - GEPFOPEC/UFMS/CNPq. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0034-9945. Contato: alessandra.olmedo@gmail.com.

Cristiane Miranda Magalhães Gondin, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Possui Bacharelado e Licenciatura em Biologia pela Universidade Católica Dom Bosco/UCDB(2002). Pós-graduação Lato Sensu em Organização do Trabalho Pedagógico em Educação Matemática do Professor das Séries Iniciais do Ensino Fundamental pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal/UNIDERP (2007). Pós-graduação Lato Sensu em Práticas Pedagógicas Interdisciplinares com ênfase em História, Geografia e Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental (2009). Pós-graduação Lato Sensu em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS (2012). Professora de Ciências da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande/MS. Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2014). Doutoranda em Ensino de Ciências/ UFMS (2020). Brasil. Atua na Secretaria de Educação do Município de Campo Grande/ MS, com a equipe do currículo de Ciências e na Formação de professores. É membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Formação de Professores e Ensino de Ciências - GEPFOPEC/UFMS/CNPq. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9173-3602. Contato: crisgondin@gmail.com.

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Publicado

26-06-2023

Como Citar

MACHADO, V. de M.; OLMEDO, A. dos S.; GONDIN, C. M. M. Os desafios da aplicabilidade da BNCC de Ciências da Natureza no Ensino Fundamental. Revista de Ciências do Estado, Belo Horizonte, v. 8, n. 1, p. 1–21, 2023. DOI: 10.35699/2525-8036.2023.41215. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revice/article/view/e41215. Acesso em: 26 nov. 2024.