Algumas reflexões sobre as Ciências do Estado
para um novo curso como uma nova ciência no século XXI
DOI:
https://doi.org/10.35699/2525-8036.2016.4983Palavras-chave:
Ciências do Estado, Projeto Político-Pedagógico, Origens Histórico-Teóricas, Futuro do Bacharelado, Nova Ciências Social AplicadaResumo
O presente texto tem como fi nalidade de fazer algumas colocações sobre a necessidade de se pensar o curso bacharelado em Ciências do Estado, da Faculdade de Direito, da UFMG, não apenas em seus aspectos fenomenológicos ou práticos, mas, principalmente, em termos dos fundamentos teóricos das próprias condições de possibilidades científi cas do tratamento do Estado como objeto, proposto pela ideia de Ciências do Estado. O debate proposto tem duas linhas de argumentações. A primeira abrange a existência institucional do curso e seu projeto político-pedagógico, as origens históricas e teóricas do Curso, e suas perspectivas de futuro. A segunda parte trata da necessidade de determinar quais são as ciências do Estado, da determinação do seu elenco e do processo prático de criação de uma nova ciência social aplicada.
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