Ainda sobre o problema da cidadania no Brasil

conformação histórica e desafios presentes

Autores

  • Giulia Athayde Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.35699/2525-8036.2021.32402

Palavras-chave:

Cidadania, Direito, Democracia, Constitucionalismo, Cidadania-regulada

Resumo

O exercício da cidadania no Brasil pode ser identificado mesmo em face dos graves cenários de desigualdade social e pobreza, estando presente nas trajetórias e nas lutas das mais diversas coletividades e grupos. A tarefa consiste em perceber os arranjos institucionais que tendem a impedir que as práticas cidadãs se efetivem de forma satisfatória. Um conceito relevante para este entendimento, quando revisado criticamente, é o de cidadania-regulada, sugerido por Wanderley Guilherme dos Santos no contexto observado após a década de 30. A partir desse conceito, orientando-se através da noção de paradigmas constitucionais na formulação de Jürgen Habermas, busca-se tematizar a questão da cidadania no marco inserido pela Constituição de 1988. Ao final, são percebidas consideráveis mudanças institucionais relativas ao nexo interno que articula trabalho, constituição e democracia. O presente artigo convida a reconstruir os caminhos da cidadania no Brasil para fundamentar, com base na teoria discursiva do direito e da democracia, o seu conceito contemporâneo, segundo o qual a presunção de racionalidade e de legitimidade do Estado (Democrático) de Direito apoia-se, constitutivamente, no exercício comum da cidadania de todos os implicados. Trata-se de uma pesquisa essencialmente bibliográfica, efetuada, sobretudo, com base na leitura das obras referenciadas.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giulia Athayde , Universidade Federal de Minas Gerais

Acadêmica de Direito na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), cursando o 8º período do curso. Pesquisa temas relacionados às áreas de Teoria da Constituição, Teoria Social e Teoria do Direito. Ingressou no programa de monitoria da disciplina de Hermenêutica Jurídica (2020-2021), foi pesquisadora bolsista, vinculada à Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (FUNDEP) durante o ano de 2018-2019. Integrante do núcleo de estudos “Direito, Modernidade e Capitalismo” desde 2018 e do Grupo de Pesquisa Constitucionalismo e Aprendizagem Social (CONAPRES) desde 2020. E-mail: giu.athayde@gmail.com.

Referências

CARVALHO NETTO, Menelick de. Prefácio. In: OLIVEIRA, Marcelo Andrade Cattoni de. Tutela jurisdicional e estado democrático de direito: por uma compreensão constitucionalmente adequada do mandado de injunção. Belo Horizonte: Del Rey, 1998.

CARVALHO NETTO, Menelick de. A hermenêutica constitucional e os desafios postos aos direitos fundamentais. In: SAMPAIO, José Adércio Leite (org.). Jurisdição constitucional e direitos fundamentais. Belo Horizonte: Del Rey, 2003.

CARVALHO NETTO, Menelick de. Prefácio. In: OLIVEIRA, Marcelo Andrade Cattoni de. Poder Constituinte e patriotismo constitucional: o projeto constituinte do Estado Democrático de Direito na teoria discursiva de Jürgen Habermas. Belo Horizonte: Mandamentos, 2006.

CARVALHO NETTO, Menelick de; SCOTTI, Guilherme. O Direito do Trabalho e o Estado Democrático de Direito: uma reflexão sobre o individual e o coletivo no exercício da autonomia do trabalhador. In: VIANA, Márcio Túlio; ROCHA, Cláudio Jannotti da; BIAVASCHI, Magda Barros. Como aplicar a CLT à luz da constituição: alternativas para os que militam no foro trabalhista. São Paulo: LTr, 2016.

CASTRO GOMES, Angela Maria de. A invenção do trabalhismo. Rio de Janeiro: IUPERJ; São Paulo: Edições Vertice Editora e Distribuidora de Livros Ltda, 1988.

GOMES, David Francisco Lopes. A Constituição de 1824 e o problema da Modernidade: o conceito moderno de Constituição, a história constitucional brasileira e a teoria da Constituição no Brasil. Belo Horizonte: UFMG, 2016.

GOMES, David Francisco Lopes. Sobre nós mesmos: Menelick de Carvalho Netto e o direito constitucional brasileiro pós-1988. CADERNOS DA ESCOLA DO LEGISLATIVO, Belo Horizonte, v. 21, p. 112-161, 2019.

HABERMAS, Jürgen. Três modelos normativos de democracia. CADERNOS DA ESCOLA DO LEGISLATIVO, Belo Horizonte, v. 3, n. 3, p. 105-122, 1995.

HABERMAS, Jürgen. Direito e Democracia: entre facticidade e validade. Trad. Flávio Beno Siebeneichle. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1997, vol. II.

HABERMAS, Jürgen. A nova intransparência: a crise do Estado de bem-estar social e o esgotamento das energias utópicas. Trad. Carlos Alberto Marques Novaes. NOVOS ESTUDOS – CEBRAP, São Paulo, n.18, p.103-114, set. 1987.

HABERMAS, Jürgen. Teoría de la acción comunicativa. Trad. Manuel Jiménez Redondo. 2 Tomos. Madrid: Trotta, 2010.

HABERMAS, Jürgen. Para a reconstrução do materialismo histórico. Trad. Rúrion Melo. São Paulo: Unesp, 2016.

HABERMAS, Jürgen. A inclusão do outro: estudos de teoria política. Trad. Denilson Luíz Werle. São Paulo: Unesp, 2018.

HABERMAS, Jürgen. Facticidade e validade: contribuições para uma teoria discursiva do direito e da democracia. Trad. Felipe Gonçalves Silva, Rúrion Melo. São Paulo: Unesp, 2020.

OLIVEIRA, Marcelo Andrade Cattoni de. Direito, política e filosofia: contribuições para uma teoria discursiva da constituição democrática no marco do patriotismo constitucional. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2007.

OLIVEIRA, Marcelo Andrade Cattoni de. Democracia sem espera e processo de constitucionalização - Uma crítica aos discursos oficiais sobre a chamada transição política brasileira. In: Cattoni de Oliveira, Marcelo Andrade; Machado, Felipe Daniel Amorim. (Org.). Constituição e processo: a resposta do constitucionalismo à banalização do terror. Belo Horizonte: Del Rey, 2009, v. 1.

OLIVEIRA, Marcelo Andrade Cattoni de. Teoria da constituição. Belo Horizonte: Initia Via, 2012.

REGO, Walquiria Domingues Leão; PINZANI, Alessandro. Vozes do Bolsa Família: autonomia, dinheiro e cidadania. São Paulo: UNESP, 2013.

SANTOS, Wanderley Guilherme dos. Cidadania e justiça: a política social na ordem brasileira. 2a ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Campus, 1987.

Downloads

Publicado

28-06-2021

Como Citar

ATHAYDE, G. Ainda sobre o problema da cidadania no Brasil: conformação histórica e desafios presentes. Revista de Ciências do Estado, Belo Horizonte, v. 6, n. 1, p. 1–24, 2021. DOI: 10.35699/2525-8036.2021.32402. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revice/article/view/e32402. Acesso em: 28 mar. 2024.