Dictadura, control y represión
revisitando las tesis sobre los gobiernos militares en Brasil
DOI:
https://doi.org/10.35699/2525-8036.2016.5010Palabras clave:
Dictadura, Represión, LegitimidadResumen
Este artículo está dedicado al análisis de cuestiones del reciente debate sobre la dictadura militar en Brasil, con énfasis en las estrategias de control social y represión perpetradas por una extensa e intrincada red de policía política, con sus instituciones de información y represión, reforzadas por dispositivos jurídico-políticos y culturales de justificación, legitimación y/o mistificación de estas prácticas. Desde esta perspectiva, reflexionamos sobre el carácter híbrido de esta experiencia dictatorial, sus sistemas de información y represión, los controles sobre el poder judicial y la imposición de la censura como mecanismos de control político y moral.
Descargas
Referencias
AGAMBEN, Giorgio. Homo Sacer: o poder soberano e a vida nua I. Belo Horizonte: UFMG, 2002.
ALVES, Maria H. Moreira. Estado e Oposição no Brasil (1964-1984). Petrópolis: Vozes, 1985.
ARENDT, Hannah. Homens em tempos sombrios. S. Paulo: Companhia das Letras, 1987.
______ . Origens do Totalitarismo – anti-semitismo, imperialismo, totalitarismo. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO. Brasil: nunca mais. Petrópolis: Vozes, 2009.
BACZKO, Bronislaw. A imaginação social, in Leach, Edmund et Alii. Anthropos-Homem. Lisboa: Imprensa Nacional/Casa da Moeda, 1985.
BARRETO, Renata Caldas. Justiça de Transição no Brasil: a questão da responsabilização penal por graves violações a direitos humanos. 2015. Dissertação (Mestrado em Direito) Programa de Pós Graduação em Direito, Universidade Federal do Maranhão, 2015.
BRASIL/ COMISSÃO NACIONAL DA VERDADE (CNV). Relatório Final. Vol. 1. Brasília, dez de 2014.
BUCCI, Eugênio e KELL, Maria Rita. Videologias. São Paulo: Boitempo, 2004.
CHARTIER, Roger. O mundo como representação. In: Estudos Avançados, 11(5), 1991.
COUTINHO, C. Gramsci: um estudo sobre o seu pensamento político. Rio de Janeiro: Campus, 1992.
FICO, Carlos. Como Eles Agiam – os subterrâneos da ditadura militar: espionagem e polícia política. Rio de Janeiro: Record, 2001.
________ Além do golpe: versões e controvérsias sobre 1964 e a Ditadura Militar. Rio de Janeiro: Record, 2004
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Revista de Ciências do Estado

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
1. Os conteúdos dos trabalhos são de exclusiva responsabilidade de seu autor.
2. É permitida a reprodução total ou parcial dos trabalhos publicados na Revista, desde que citada a fonte.
3. Ao submeterem seus trabalhos à Revista os autores certificam que os mesmos são de autoria própria e inéditos (não publicados em qualquer meio digital ou impresso).
4. Os direitos autorais dos artigos publicados na Revista são do autor, com direitos de primeira publicação reservados para este periódico.
5. Para fins de divulgação, a Revista poderá replicar os trabalhos publicados nesta revista em outros meios de comunicação como, por exemplo, redes sociais (Facebook, Academia.Edu, etc).
6. A Revista é de acesso público, portanto, os autores que submetem trabalhos concordam que os mesmos são de uso gratuito.
7. Constatando qualquer ilegalidade, fraude, ou outra atitude que coloque em dúvida a lisura da publicação, em especial a prática de plágio, o trabalho estará automaticamente rejeitado.
8. Caso o trabalho já tenha sido publicado, será imediatamente retirado da base da revista, sendo proibida sua posterior citação vinculada a ela e, no número seguinte em que ocorreu a publicação, será comunicado o cancelamento da referida publicação. Em caso de deflagração do procedimento para a retratação do trabalho, os autores serão previamente informados, sendo-lhe garantido o direito à ampla defesa.
9. Os dados pessoais fornecidos pelos autores serão utilizados exclusivamente para os serviços prestados por essa publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.
