A iniciação científica no ensino jurídico brasileiro

Autores

  • Elenice Rolemberg Santos Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.35699/2525-8036.2021.33075

Palavras-chave:

Ciência, Iniciação Científica, Pesquisa, Ensino, Jurídico

Resumo

Esta pesquisa está situada no debate entre a importância e relevância da iniciação científica no ensino jurídico brasileiro. O estudo teve como objetivo demonstrar a importância da iniciação científica e como se deu o desenvolvimento da mesma no Brasil, analisar como a Iniciação Científica é desenvolvida no curso de Direito. Para tanto utilizou-se da técnica de pesquisa exploratória, um estudo que envolve levantamento bibliográfico, analise de dados disponibilizados pelos órgãos de fomento do desenvolvimento à pesquisa nas universidades brasileiras para confirmar ou refutar a hipótese de que a iniciação científica é relevante para a ciência e para a sociedade. Entretanto, mesmo diante deste avanço, a Iniciação Científica tem maior relevância no ensino jurídico para os estudantes que desejam seguir a carreira acadêmica, visto que, será necessária uma qualificação específica para isto.

Biografia do Autor

  • Elenice Rolemberg Santos, Universidade Federal do Ceará

    Graduanda em Direito pela Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe; Graduanda em Espanhol pela Universidade Federal do Ceará; Pós-Graduanda em Lei Geral de Proteção de Dados pela Faculdade Legale; Bolsista de iniciação científica no Instituto Brasileiro de Ciências Criminais; Intercambista na Faculdade de Direito da Universidade de Buenos Aires. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2860-8678. Contato: elenicersantos07@gmail.com

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Publicado

24-08-2021

Como Citar

A iniciação científica no ensino jurídico brasileiro. Revista de Ciências do Estado, Belo Horizonte, v. 6, n. 2, p. 1–16, 2021. DOI: 10.35699/2525-8036.2021.33075. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revice/article/view/e33075. Acesso em: 22 dez. 2024.

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