Percepção discente sobre metodologias de ensino na graduação do curso de Ciências do Estado da UFMG (2009-2013)

Autores

  • Thelma Yanagisawa Shimomura Universidade Federal de Minas Gerais
  • Maria Tereza Fonseca Dias Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.35699/2525-8036.2016.4984

Palavras-chave:

Ciências do Estado, Seminário de Capacitação, Metodologias de ensino/aprendizagem , Ensino Superior

Resumo

 O Curso de Ciências do Estado resultou da adesão da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais ao Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI). Criado em 2009, tem como objetivo a formação de profi ssionais com conhecimento amplo do funcionamento da estrutura estatal como também capacidade para liderar e planejar políticas públicas com visão humanística. Em seu Projeto Pedagógico de Curso adotou o seminário como metodologia de ensino/aprendizagem, com a fi nalidade de estimular o diálogo crítico e a produção do conhecimento de forma cooperativa entre estudantes e professores. O presente trabalho analisou a preferência dos discentes sobre a utilização de várias metodologias de ensino/aprendizagem no curso de Ciências de Estado. Foi realizada pesquisa bibliográfi ca e participante, além da aplicação de questionário aos discentes. Na análise das respostas do questionário foi possível perceber que na visão dos alunos entrevistados, especifi camente quanto a metodologia de seminário, esta não foi a metodologia mais apreciada, por muitas vezes não ser aplicada como metodologia de ensino, e sim como método avaliativo. Mesm o assim, esta metodologia foi considerada importante para desenvolver as habilidades necessárias para a formação do cientista do estado.



Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thelma Yanagisawa Shimomura, Universidade Federal de Minas Gerais

Bacharel em Ciências do Estado pela UFMG.

Maria Tereza Fonseca Dias, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora da Faculdade de Direito e Ciências do Estado da UFMG.

Referências

ALTHAUS, M. T. M. O Seminário como estratégia de ensino na Pós-Graduação: Concep-ções e Práticas. X Congresso Nacional de Educação – EDUCERE e o I Seminário Interna-cional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação – SIRSSE. PUCPR, Curitiba. 07 a 10 de novembro de 2011.

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2013.

UFMG. Faculdade de Direito. Graduação. Ciências do Estado. O Curso. Disponível em: <http://www.direito.ufmg.br/index.php?option=com_content&view=article&id=187&Ite-mid=123>. Acesso em: 28 nov 2013.

UFMG. Faculdade de Direito. Graduação. Ciências do Estado. Estrutura. Projeto Peda-gógico 2012. Disponível em: <http://www.direito.ufmg.br/images/stories/colgradce/es-trutura/ PPC_nov__2012.pdf. Acesso em: 3 out 2015.

VEIGA, I. P. A. Lições de didática. Campinas (SP): Papirus, 2006

ZANON, D. P., ALTHAUS, M. T. M. Possibilidades didáticas do trabalho com o seminário na aula universitária. VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sul – ANPED-SUL, Londrina, 2010.

Downloads

Publicado

27-07-2016

Como Citar

SHIMOMURA, T. Y.; DIAS, M. T. F. Percepção discente sobre metodologias de ensino na graduação do curso de Ciências do Estado da UFMG (2009-2013). Revista de Ciências do Estado, Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p. 68–92, 2016. DOI: 10.35699/2525-8036.2016.4984. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revice/article/view/e4984. Acesso em: 19 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)