Percepção discente sobre metodologias de ensino na graduação do curso de Ciências do Estado da UFMG (2009-2013)

Autores

  • Thelma Yanagisawa Shimomura Universidade Federal de Minas Gerais
  • Maria Tereza Fonseca Dias Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.35699/2525-8036.2016.4984

Palavras-chave:

Ciências do Estado, Seminário de Capacitação, Metodologias de ensino/aprendizagem , Ensino Superior

Resumo

 O Curso de Ciências do Estado resultou da adesão da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais ao Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI). Criado em 2009, tem como objetivo a formação de profi ssionais com conhecimento amplo do funcionamento da estrutura estatal como também capacidade para liderar e planejar políticas públicas com visão humanística. Em seu Projeto Pedagógico de Curso adotou o seminário como metodologia de ensino/aprendizagem, com a fi nalidade de estimular o diálogo crítico e a produção do conhecimento de forma cooperativa entre estudantes e professores. O presente trabalho analisou a preferência dos discentes sobre a utilização de várias metodologias de ensino/aprendizagem no curso de Ciências de Estado. Foi realizada pesquisa bibliográfi ca e participante, além da aplicação de questionário aos discentes. Na análise das respostas do questionário foi possível perceber que na visão dos alunos entrevistados, especifi camente quanto a metodologia de seminário, esta não foi a metodologia mais apreciada, por muitas vezes não ser aplicada como metodologia de ensino, e sim como método avaliativo. Mesm o assim, esta metodologia foi considerada importante para desenvolver as habilidades necessárias para a formação do cientista do estado.



Downloads

Biografia do Autor

  • Thelma Yanagisawa Shimomura, Universidade Federal de Minas Gerais

    Bacharel em Ciências do Estado pela UFMG.

  • Maria Tereza Fonseca Dias, Universidade Federal de Minas Gerais

    Professora da Faculdade de Direito e Ciências do Estado da UFMG.

Referências

ALTHAUS, M. T. M. O Seminário como estratégia de ensino na Pós-Graduação: Concep-ções e Práticas. X Congresso Nacional de Educação – EDUCERE e o I Seminário Interna-cional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação – SIRSSE. PUCPR, Curitiba. 07 a 10 de novembro de 2011.

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2013.

UFMG. Faculdade de Direito. Graduação. Ciências do Estado. O Curso. Disponível em: <http://www.direito.ufmg.br/index.php?option=com_content&view=article&id=187&Ite-mid=123>. Acesso em: 28 nov 2013.

UFMG. Faculdade de Direito. Graduação. Ciências do Estado. Estrutura. Projeto Peda-gógico 2012. Disponível em: <http://www.direito.ufmg.br/images/stories/colgradce/es-trutura/ PPC_nov__2012.pdf. Acesso em: 3 out 2015.

VEIGA, I. P. A. Lições de didática. Campinas (SP): Papirus, 2006

ZANON, D. P., ALTHAUS, M. T. M. Possibilidades didáticas do trabalho com o seminário na aula universitária. VIII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sul – ANPED-SUL, Londrina, 2010.

Downloads

Publicado

27-07-2016

Como Citar

SHIMOMURA, Thelma Yanagisawa; DIAS, Maria Tereza Fonseca. Percepção discente sobre metodologias de ensino na graduação do curso de Ciências do Estado da UFMG (2009-2013). Revista de Ciências do Estado, Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p. 68–92, 2016. DOI: 10.35699/2525-8036.2016.4984. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revice/article/view/e4984. Acesso em: 10 mar. 2025.

Artigos Semelhantes

1-10 de 311

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)