Do intercessor figura-palhaça

um possível para uma docência alegre

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2965-6931.2024.54166

Palavras-chave:

Intercessor, Figura-palhaça, Desterritorialização, Docência Alegre, Atuação docente

Resumo

O que pode acontecer quando um docente fabrica e/ou permite um intercessor? E quando esse intercessor é a figura-palhaça? Este artigo apresenta uma experiência de um professor que tem na figura-palhaça um intercessor o qual, ao atravessá-lo, possibilitou o surgimento de linhas de fuga em sua atuação docente diante da axiomática capitalista. Em um mundo em que os desejos são agenciados em um movimento de auto administração do sistema capitalista na intenção de manter-se hegemônico, no encontro entre docente e figura-palhaça, movimentos de desterritorialização/reterritorialização, como pensam Gilles Deleuze e Félix Guattari, aconteceram. Por meio de crônicas, tais movimentos são narrados revelando  indícios do encontro entre palhaço e docente na direção de uma docência  criativa e alegre. Para concluirmos, problematizamos sobre a potencialidade de uma docência alegre diante da axiomática capitalista.

Biografia do Autor

  • Diogo Inacio Dias, Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)

    Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba, professor adjunto do curso de Licenciatura em Educação Física da Faculdade Embu das Artes, professor de Educação Física Escolar, pesquisador e palhaço. Membro do grupo de pesquisa Des:mutação - Vida, Ciência e Educação. 

  • Carolina Rodrigues de Souza, Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)

    Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, com co-tutela na Ecole Normale Supérieure de Cachan, França (2008); mestre em Educação pela UFSCar (2004) e licenciada em Ciências Exatas, habilitada em Física pela Universidade de São Paulo - USP (2001). Atualmente é docente da Universidade Federal de São Carlos (UFScar), no Departamento Metodologia de Ensino (DME). Tem experiência na área de Educação, com ênfase na Educação em Ciências com aporte na discussão da epistemologia da Diferença. Coordenadora Institucional do PIBID da UFSCar. Líder do grupo de pesquisa Des:mutação - Vida, Ciência e Educação.

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Publicado

2025-01-20

Como Citar

Do intercessor figura-palhaça: um possível para uma docência alegre. Revista da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, v. 31, n. fluxo contínuo, 2025. DOI: 10.35699/2965-6931.2024.54166. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistadaufmg/article/view/54166. Acesso em: 24 dez. 2025.