Do intercessor figura-palhaça
um possível para uma docência alegre
DOI:
https://doi.org/10.35699/2965-6931.2024.54166Palavras-chave:
Intercessor, Figura-palhaça, Desterritorialização, Docência Alegre, Atuação docenteResumo
O que pode acontecer quando um docente fabrica e/ou permite um intercessor? E quando esse intercessor é a figura-palhaça? Este artigo apresenta uma experiência de um professor que tem na figura-palhaça um intercessor o qual, ao atravessá-lo, possibilitou o surgimento de linhas de fuga em sua atuação docente diante da axiomática capitalista. Em um mundo em que os desejos são agenciados em um movimento de auto administração do sistema capitalista na intenção de manter-se hegemônico, no encontro entre docente e figura-palhaça, movimentos de desterritorialização/reterritorialização, como pensam Gilles Deleuze e Félix Guattari, aconteceram. Por meio de crônicas, tais movimentos são narrados revelando indícios do encontro entre palhaço e docente na direção de uma docência criativa e alegre. Para concluirmos, problematizamos sobre a potencialidade de uma docência alegre diante da axiomática capitalista.
Referências
BOLOGNESI, Mário Fernando. Palhaços. São Paulo: UNESP, 2003.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia 2. Trad.: Ana Lúcia Oliveira e Lúcia Cláudia Leão. 2.ed. São Paulo: Editora 34, vol. 1, 2011.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O anti-Édipo: capitalismo e esquizofrenia 1. 2.ed Orlandi. São Paulo: Editora 34, 2011a.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia 1. Trad.: Ana Lúcia Oliveira, Aurélio Guerra e Célia Pinto Costa. 2.ed. São Paulo: Editora 34, 2011b.
DIAS, Diogo Inacio. Bumba-boi Maranhense: narrativas e conteúdos de significados. 2019. 83 páginas. Monografia (Trabalho de Conclusão do Curso) – Licenciatura em Arte-Teatro do Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. São Paulo, 2019.
DORNELES, Juliana Leal. Clown, o avesso de si: uma análise do clownesco na pós-modernidade. 2003. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social) – Instituto de Psicologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2003.
DORNELES, Juliana Leal. Pelo vigor do palhaço. 2009. 116 f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP, 2009.
GODOY, Luís Bruno de; JUNIOR, Roberto Donato da Silva; SCHULZ, Alexander Bleinroth. O palhaço no espaço do vazio no contexto hospitalar: a incerteza como potência criadora. Repertório, ano 23, n. 35, Salvador, p. 160-184, 2020
GODOY, Luís Bruno de. O jogo enquanto um emaranhado rizomático: devindo jogadores-artistas. 2023. 271 páginas. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física. Campinas, SP. 2023.
GUATTARI, Félix; ROLNIK, Suely. Micropolítica: cartografias do desejo. Petrópolis: Vozes, 1996.
HAESBAERT, Rogério; BRUCE, Glauco. Desterritorialização: entre as redes e os aglomerados de exclusão. In: CASTRO, I. E.; GOMES, P. C.; CORRÊA, R. L. (Orgs.) Geografia: conceitos e temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.
HUBERMAN, Michael. O Ciclo de Vida Profissional dos Professores. In:NÓVOA,António. (org.). Vidas de Professores. Lisboa, PT: Porto Editora, 2000, p. 31-61.
KOHAN, Walter Omar. Entre Deleuze e a educação: notas para uma política do pensamento. Porto Alegre: Educação e Realidade, 2002 p. 123-130.
LINS, Daniel. Fazendo Rizoma. São Paulo: Hedra. 2008.
MASETTI, Morgana. Doutores da ética da alegria. Interface: comunicação, saúde, educação, Botucatu, v. 9, n. 17, p. 453-458, 2005.
MATRACA, Marcus Vinicius Campos. Dialogia do riso: um novo conceito que introduz alegria para a promoção da saúde apoiando-se no diálogo, no riso, na alegria e na arte da palhaçaria. Ciência e Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 16, n. 10, p.4127-4138, 2011.
SPINOZA, Baruch. Ética. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
TARDIF, Maurice. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 13, jan./abr., 2000.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2024 SOUZA, Carolina de; DIAS, Diogo Inacio.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

