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Um conjunto de ações e situações de aprendizagem na comunidade de Itatiaia – MG

Autores/as

  • Bárbara Tavares Schiavon Machado Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.35699/2316-770X.2021.32834

Palabras clave:

Oralidade, Folclore, Arte-Educação, Experiência, Itatiaia – MG

Resumen

A investigação apresenta um conjunto de ações e situações de aprendizagem fora da educação formal na comunidade de Itatiaia, povoado pertencente a Ouro Branco – MG. A artista proponente desenvolveu seu trabalho e pesquisa norteada pela Abordagem Triangular, de Ana Mae Barbosa, as ideias de Paulo Freire sobre biograficidade, a proposta de artesania das práticas de Boaventura S. Santos, entre outros teóricos e filósofos das artes e educação. As experiências configuram soluções à produção de conhecimentos situados e engajados com contextos de vida em tempos de crise, projetando e iluminando um futuro ao mesmo tempo global e local.

Biografía del autor/a

  • Bárbara Tavares Schiavon Machado, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

    Graduação em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais – EBA/UFMG; Mestrado em Artes pelo Programa de Pós-Graduação da UFMG ­– PPG ARTES

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Publicado

2022-07-28

Versiones

Cómo citar

Um conjunto de ações e situações de aprendizagem na comunidade de Itatiaia – MG. Revista da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, v. 28, n. 2, 2022. DOI: 10.35699/2316-770X.2021.32834. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistadaufmg/article/view/32834. Acesso em: 18 dec. 2024.