METODOLOGIAS INTERATIVAS PARA ADOLESCENTES: PREVENÇÃO DE EVENTOS AGUDOS POR MEIO DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE
Palavras-chave:
educação em saúde, Infarto Agudo do Miocárdio, Acidente Vascular EncefálicoResumo
O papel da escola na construção de conhecimentos referentes à promoção da saúde tem sido cada vez mais debatido. Nesse sentido, o presente estudo objetivou mensurar o impacto causado por atividades educativas acerca do Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) e Acidente Vascular Encefálico (AVE) em adolescentes. Trata-se de um estudo transversal, quantitativo, com alunos do 2º ano do ensino médio. A atividade educativa consistiu em um jogo no qual os escolares tinham que responder desafios acerca do IAM e do AVE. Aplicou-se um mesmo questionário elaborado pelos autores no pré e pós ação educativa e um outro foi utilizado para o cálculo amostral e coleta de dados sociodemográficos. 273 e 262 alunos responderam os questionários pré-ação e pós-ação, respectivamente. Inicialmente, a média de acertos foi de 44,78% no tema IAM e de 30,3% nas de AVE, sendo anatomia e fisiologia os eixos com mais erros e as que questionavam acerca dos fatores de risco as mais acertadas. No questionário final, obteve-se uma porcentagem de acerto de 78,63% nas perguntas de IAM e 65,27% nas de AVE. Anatomia e fisiologia permaneceram sendo as questões mais erradas, enquanto as sobre senso comum as mais acertadas.
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