METODOLOGIAS INTERATIVAS PARA ADOLESCENTES

Prevenção de eventos agudos por meio da educação em saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2318-2326.2024.41467

Palavras-chave:

Educação em Saúde, Infarto Agudo do Miocárdio, Acidente Vascular Encefálico

Resumo

O papel da escola na construção de conhecimentos referentes à promoção da saúde tem sido cada vez mais debatido. Nesse sentido, o presente estudo objetiva mensurar o impacto causado por atividades educativas acerca do Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) e Acidente Vascular Encefálico (AVE) em adolescentes. Trata-se de um estudo transversal, quantitativo, com alunos do 2º ano do ensino médio. A atividade educativa consiste em um jogo no qual os escolares tinham que responder desafios acerca do IAM e do AVE. Aplicou-se um mesmo questionário elaborado pelos autores no pré e pós-ação educativa e um outro foi utilizado para o cálculo amostral e coleta de dados sociodemográficos. Respectivamente, 273 e 262 alunos responderam os questionários pré e pós-ação. Inicialmente, a média de acertos foi de 44,78% no tema IAM, e de 30,3% nas de AVE, sendo anatomia e fisiologia os eixos com mais erros, e as sobre fatores de risco as mais acertadas. No questionário final, obteve-se uma porcentagem de acerto de 78,63% nas perguntas de IAM e 65,27% nas de AVE. Anatomia e fisiologia permaneceram sendo as questões com mais erros, enquanto as sobre senso comum as com mais acertos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ellany Gurgel Cosme do Nascimento, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte- Mossoró, Rio Grande do Norte, Brasi

 




Referências

Conceição, D. S., Viana, V. S. S., Batista, A. K. R., Alcântara, A. dos S. S., Eleres, V. M., Pinheiro, W. F., Bezerra, A. C. P., & Viana, J. A. (2020). A educação em saúde como instrumento de mudança social. Brazilian Journal of Development, 6(8), 59412–59416. https://doi.org/10.34117/bjdv6n8-383

De Carvalho, F. F. B. (2015). A saúde vai à escola: A promoção da saúde em práticas pedagógicas. Physis, 25(4), 1207–1227. https://doi.org/10.1590/S0103-73312015000400009

De Vargas, D., & Ahlert, E. M. (2018). O processo de aprendizagem e avaliação através de quiz. Univates.

Dos, V., Ferreira Viero, S., Marcio De Farias, J., Ferraz, F., Simões, P. W., Martins, J. A., Bisognin Ceretta, L., & Anna, E. (2015). Educação em saúde com adolescentes: análise da aquisição de conhecimentos sobre temas de saúde Health education with adolescents: analysis of knowledge acquisition on health topics Educación en salud para adolescentes: análisis de la adquisición de conocimientos sobre temas

de salud PESQUISA | RESEARCH. Escola Anna Nery Revista de Enfermagem, 19(3), 484–490. https://doi.org/10.5935/1414-8145.20150064

Machado, M. de F. A. S., Vieira, N. F. C., & da Silva, R. M. (2010). Compreensão das mudanças comportamentais do usuário no programa saúde da família por meio da participação habilitadora. Ciência e Saúde Coletiva, 15(4), 2133–2143. https://doi.org/10.1590/s1413-81232010000400027

Mattos, L. B., Mattos, M. B., Barbosa, A. P. O., Bauer, M. da S., Strack, M. H., Rosário, P., Reppold, C. T., & Magalhães, C. R. (2018). Promoting self-regulation in health among vulnerable brazilian children: protocol study. Frontiers in Psychology, 9(MAY), 651. https://doi.org/10.3389/FPSYG.2018.00651

Nazar, M., Khan, S. A., Kumar, R., & Hafeez, A. (2019). Effectiveness of health literacy intervention on cardiovascular diseases among university students of Pakistan. BMC Health Services Research. 19(1). https://doi.org/10.1186/s12913-019-4348-y

Pereira, C. N., & Castro, C. N. de. (2019). Educação: contraste entre o meio urbano e o meio rural no Brasil. Ipea - Boletim Regional, Urbano e Ambiental, 21(7), 64–74. http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/9661

Silva, M. A. I., de Mello, F. C. M., de Mello, D. F., Ferriani, M. das G. C., Sampaio, J. M. C., & de Oliveira, W. A. (2014). Vulnerabilidade na saúde do adolescente: Questões contemporâneas. Ciencia e Saude Coletiva, 19(2), 619–627. https://doi.org/10.1590/141381232014192.22312012

Silva, M. I., Pelazza, B. B., & Souza, J. H. (2019). Educação e saúde: relato de experiências de ações educativas para saúde em comunidades socialmente vulneráveis. Diversa Prática, 3(1), 17–40. https://doi.org/10.14393/dp-v3n1-2016-49615

Sousa, Z. A. A. de, Silva, J. G. da, & Ferreira, M. de A. (2014). Knowledge and practices of teenagers about health: implications for the lifestyle and self care. Escola Anna Nery - Revista de Enfermagem, 18(3), 400–406. https://doi.org/10.5935/1414-8145.20140057

Sullivan, K. A., & Katajamaki, A. (2009). Stroke education: Retention effects in those at low- and high-risk of stroke. Patient Education and Counseling, 74(2), 205–212. https://doi.org/10.1016/j.pec.2008.08.024

Videto, D. M., & Dake, J. A. (2019). Promoting Health Literacy Through Defining and Measuring Quality School Health Education. Health Promotion Practice, 20(6), 824. https://doi.org/10.1177/1524839919870194

Witeck, G. A., Bento Franz, L. B., Busnello, M. B., Denise, I., Battisti, E., De Marchi, D., Berlezi, M., Cargnin, D., Kohler, R., & Ri, D. (2010). Índices antropométricos e fatores de risco cardiovascular entre mulheres residentes em uma área rural do estado do Rio Grande do Sul Anthropometric indices and cardiovascular risk factors among women living in a rural area of Rio Grande do Sul state. Scientia

Medica, 20(4), 282–288.

WHO, W. H. O. (2020). As 10 principais causas de morte. WHO. https://www.who.int/news-room/factsheets/detail/the-top-10-causes-of-death

World Health Organization [WHO]. (2021). Health Promotion Glossary of Terms 2021. World Health Organization, 36(6), 1811–1811. https://www.who.int/publications/i/item/9789240038349

Downloads

Publicado

2024-06-11

Como Citar

REGO, T. L. de H.; MENDONÇA, L. de L.; SILVA, N. M. da; COSTA, M. L. da; MAIA, A. M. L. R.; NASCIMENTO, E. G. C. do. METODOLOGIAS INTERATIVAS PARA ADOLESCENTES: Prevenção de eventos agudos por meio da educação em saúde. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], v. 12, 2024. DOI: 10.35699/2318-2326.2024.41467. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/41467. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos