METODOLOGIAS INTERATIVAS PARA ADOLESCENTES
Prevenção de eventos agudos por meio da educação em saúde
DOI:
https://doi.org/10.35699/2318-2326.2024.41467Palavras-chave:
Educação em Saúde, Infarto Agudo do Miocárdio, Acidente Vascular EncefálicoResumo
O papel da escola na construção de conhecimentos referentes à promoção da saúde tem sido cada vez mais debatido. Nesse sentido, o presente estudo objetiva mensurar o impacto causado por atividades educativas acerca do Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) e Acidente Vascular Encefálico (AVE) em adolescentes. Trata-se de um estudo transversal, quantitativo, com alunos do 2º ano do ensino médio. A atividade educativa consiste em um jogo no qual os escolares tinham que responder desafios acerca do IAM e do AVE. Aplicou-se um mesmo questionário elaborado pelos autores no pré e pós-ação educativa e um outro foi utilizado para o cálculo amostral e coleta de dados sociodemográficos. Respectivamente, 273 e 262 alunos responderam os questionários pré e pós-ação. Inicialmente, a média de acertos foi de 44,78% no tema IAM, e de 30,3% nas de AVE, sendo anatomia e fisiologia os eixos com mais erros, e as sobre fatores de risco as mais acertadas. No questionário final, obteve-se uma porcentagem de acerto de 78,63% nas perguntas de IAM e 65,27% nas de AVE. Anatomia e fisiologia permaneceram sendo as questões com mais erros, enquanto as sobre senso comum as com mais acertos.
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