METODOLOGIAS INTERATIVAS PARA ADOLESCENTES

Prevenção de eventos agudos por meio da educação em saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2318-2326.2024.41467

Palavras-chave:

Educação em Saúde, Infarto Agudo do Miocárdio, Acidente Vascular Encefálico

Resumo

O papel da escola na construção de conhecimentos referentes à promoção da saúde tem sido cada vez mais debatido. Nesse sentido, o presente estudo objetiva mensurar o impacto causado por atividades educativas acerca do Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) e Acidente Vascular Encefálico (AVE) em adolescentes. Trata-se de um estudo transversal, quantitativo, com alunos do 2º ano do ensino médio. A atividade educativa consiste em um jogo no qual os escolares tinham que responder desafios acerca do IAM e do AVE. Aplicou-se um mesmo questionário elaborado pelos autores no pré e pós-ação educativa e um outro foi utilizado para o cálculo amostral e coleta de dados sociodemográficos. Respectivamente, 273 e 262 alunos responderam os questionários pré e pós-ação. Inicialmente, a média de acertos foi de 44,78% no tema IAM, e de 30,3% nas de AVE, sendo anatomia e fisiologia os eixos com mais erros, e as sobre fatores de risco as mais acertadas. No questionário final, obteve-se uma porcentagem de acerto de 78,63% nas perguntas de IAM e 65,27% nas de AVE. Anatomia e fisiologia permaneceram sendo as questões com mais erros, enquanto as sobre senso comum as com mais acertos.

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Biografia do Autor

Ellany Gurgel Cosme do Nascimento, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte- Mossoró, Rio Grande do Norte, Brasi

 




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Publicado

2024-06-11

Como Citar

REGO, T. L. de H.; MENDONÇA, L. de L.; SILVA, N. M. da; COSTA, M. L. da; MAIA, A. M. L. R.; NASCIMENTO, E. G. C. do. METODOLOGIAS INTERATIVAS PARA ADOLESCENTES: Prevenção de eventos agudos por meio da educação em saúde. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], v. 12, 2024. DOI: 10.35699/2318-2326.2024.41467. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/41467. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos