METODOLOGIAS INTERATIVAS PARA ADOLESCENTES: PREVENÇÃO DE EVENTOS AGUDOS POR MEIO DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE

Autores

Palavras-chave:

educação em saúde, Infarto Agudo do Miocárdio, Acidente Vascular Encefálico

Resumo

O papel da escola na construção de conhecimentos referentes à promoção da saúde tem sido cada vez mais debatido. Nesse sentido, o presente estudo objetivou mensurar o impacto causado por atividades educativas acerca do Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) e Acidente Vascular Encefálico (AVE) em adolescentes.  Trata-se de um estudo transversal, quantitativo, com alunos do 2º ano do ensino médio. A atividade educativa consistiu em um jogo no qual os escolares tinham que responder desafios acerca do IAM e do AVE. Aplicou-se um mesmo questionário elaborado pelos autores no pré e pós ação educativa e um outro foi utilizado para o cálculo amostral e coleta de dados sociodemográficos. 273 e 262 alunos responderam os questionários pré-ação e pós-ação, respectivamente. Inicialmente, a média de acertos foi de 44,78% no tema IAM e de 30,3% nas de AVE, sendo anatomia e fisiologia os eixos com mais erros e as que questionavam acerca dos fatores de risco as mais acertadas. No questionário final, obteve-se uma porcentagem de acerto de 78,63% nas perguntas de IAM e 65,27% nas de AVE. Anatomia e fisiologia permaneceram sendo as questões mais erradas, enquanto as sobre senso comum as mais acertadas.

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Biografia do Autor

Thiago Rego, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Estudante do Curso de Medicina do Departamento de Ciências Biomédicas da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Mossoró, RN, Brasil.

Letícia Mendonça, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Estudante do Curso de Medicina do Departamento de Ciências Biomédicas da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Mossoró, RN, Brasil.

Natanias Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Biomédico, Mestre em Saúde e Sociedade, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Departamento de Ciências Biomédicas, Mossoró, RN, Brasil

Mademerson Costa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Estatístico, Doutor em Ciência e Engenharia de Petróleo, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Departamento de Ciências Biomédicas, Mossoró, RN, Brasil

Allyssandra Maia, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Bióloga, Doutora em Ciência Animal, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Departamento de Ciências Biomédicas, Mossoró, RN, Brasil

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Publicado

2024-06-11

Como Citar

REGO, T.; MENDONÇA, L. .; SILVA, N.; COSTA, M.; MAIA, A.; NASCIMENTO, E. . METODOLOGIAS INTERATIVAS PARA ADOLESCENTES: PREVENÇÃO DE EVENTOS AGUDOS POR MEIO DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, [S. l.], v. 12, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/41467. Acesso em: 17 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos