La conformación de nuevas teorías sobre el arte latinoamericano en el proceso de crisis epistemológica de la modernidad
Resumo
El Mayo francés y la entrada de los tanques soviéticos a Praga señalaron simbólicamente el año de 1968 como el momento de apogeo de una crisis - política, socioeconómica, cultural - que relativizó los principales proyectos occidentales del siglo XX. En el campo del arte latinoamericano en se trató de un momento de transición, en el que se reformularon algunas respuestas en nuevos términos, y se anticiparon desarrollos teóricos posteriores. Los críticos, transformados en teóricos, ubicaron sus reflexiones dentro de una temporalidad predictiva - la futurología de Romero Brest - y prescriptiva - el pensamiento visual independiente de Acha, o la resistencia de Marta Traba -, buscando figurarse hacia adonde iban las prácticas artísticas de la región.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.