Sobre mapas e segredos abertos
DOI:
https://doi.org/10.35699/2238-2046..15449Resumo
Ao contracartografias, realizadas nos últimos dez anos de forma colaborativa através do conhecimento pesquisado, produzido e compartilhado em oficinas com comunidades por grupos como AREA Chicago (Estados Unidos), Counter-Cartographies Collective (Estados Unidos, Espanha e outros países), e Iconoclasistas (Buenos Aires), que são objeto deste artigo, somam os resultados dos encontros e das decisões de muitos participantes, seguindo o princípio de que mapas produzem, e mesmo precedem, o território. São mapas são abertos e nunca estão totalmente “finalizados”. São distribuídos livremente de mão em mão ou na internet, e passam por reinterpretações e atualizações de outros indivíduos e movimentos que buscam resistir aos modos convencionais de ver a realidade, “indo sempre contra aquilo que está estabelecido, como uma expressão do dissenso e da crítica.”
Referências
AVERY-FAHLSTRÖM, Sharon (Ed.). Öyvind Fahlström: Die Installationen. Colônia: Cantz, 1995. BIGGE, Ryan. “Making the Invisible Visible: The Neo-Conceptual Tentacles of Mark Lombardi”, in Left History, volume 10, número 2, 2005. Disponível em: <https://pi.library.yorku.ca/ojs/index.php/lh/article/viewFile/5684/4877 COSGROVE, Denis. “Maps, Mapping, Modernity: Art and Cartography in the Twentieth Century”, in Imago Mundi, volume 57, 2005. pp. 35–54. DE CERTEAU, Michel. A Invenção do Cotidiano: Artes de Fazer. Petrópolis: Vozes. 2004. DEMOS, T.J. “Another World, and Another... Notes on Uneven Geographies”, in FARQUHARSoN, Alex e WATERS, Jim (Eds.). Uneven Geographies. Nottingham: Nottingham Contemporary, 2010. pp. 11-20. DIDI-HUBERMAN, Georges. La imagen superviviente. Historia del arte y tiempo de los fantasmas según Aby Warburg. Madrid: Abada, 2009. GERNER, Alexander. “Diagrammatic Thinking”, in BALADRAN, Zbynek e HAVRANEK, Vit (Eds.). Atlas of Transformation. Praga: JRP Ringier, 2010. pp. 173-184. HILEMAN, Jayne e ZoRACH, Rebecca. “Vernacular Mapping”, in AREA CHICAGo (Ed.). Notes for a People’s Atlas: People Making Maps of Their Cities. Chicago: Area, 2011. pp. 14-21.HoBBS, Robert. Mark Lombardi: Global Networks. Nova York: Independent Curators International (ICI), 2003. JAMESON, Fredric. Pós-Modernismo: a lógica cultural do capitalismo tardio. São Paulo: Ática, 1996. KESTER, Grant H. The One and the Many: Contemporary Collaborative Art in a Global Context. Durham: Duke University Press, 2012. LEE, Pamela M. “open Secret: The work of art between disclosure and redaction”, in Artforum, maio de 2011. pp. 220-229. MOGEL, Lize e BHAGAT, Alexis (Eds.). An Atlas of Radical Cartography. Los Angeles: Journal of Aesthetics and Protest Press, 2007. PAGLEN, Trevor e THoMPSoN, A.C. Torture Taxi: on the Trail of the CIA’s Rendition Flights. Nova York: Melville House, 2006. PYNCHON, Thomas. The Crying of Lot 49. Philadelphia: J.B. Lippincott Company, 1966.
RALEY, Rita. Tactical Media. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2009. RAY, Gene. Terror and the Sublime in Art and Critical Theory: From Auschwitz to Hiroshima to September 11. Nova York: Palgrave Macmillan, 2005. SOLNIT. Rebecca. Storming the Gates of Paradise: Landscapes for Politics. Berkeley: University of California Press, 2007. WRIGHT. Stephen (Ed.). Dataesthetics: How to Do Things with Data. Berlim: Revolver, 2006.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 André Mesquita

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.
Deprecated: json_decode(): Passing null to parameter #1 ($json) of type string is deprecated in /var/www/html/ojs/plugins/generic/citations/CitationsPlugin.php on line 68