Sobre mapas e segredos abertos

Autores

  • André Mesquita Universidade de São Paulo

Resumo

Ao contracartografias, realizadas nos últimos dez anos de forma colaborativa através do conhecimento pesquisado, produzido e compartilhado em oficinas com comunidades por grupos como AREA Chicago (Estados Unidos), Counter-Cartographies Collective (Estados Unidos, Espanha e outros países), e Iconoclasistas (Buenos Aires), que são objeto deste artigo, somam os resultados dos encontros e das decisões de muitos participantes, seguindo o princípio de que mapas produzem, e mesmo precedem, o território. São mapas são abertos e nunca estão totalmente “finalizados”. São distribuídos livremente de mão em mão ou na internet, e passam por reinterpretações e atualizações de outros indivíduos e movimentos que buscam resistir aos modos convencionais de ver a realidade, “indo sempre contra aquilo que está estabelecido, como uma expressão do dissenso e da crítica.”

Biografia do Autor

André Mesquita, Universidade de São Paulo

Pesquisador das relações entre arte, política e ativismo. Autor do livro Insurgências Poéticas: Arte Ativista e Ação Coletiva (Annablume/Fapesp, 2011). Atualmente é doutorando pelo departamento de História Social da Universidade de São Paulo com uma pesquisa sobre “mapas e diagramas dissidentes”, investigando obras de artistas e coletivos que produzem diferentes cartografias sobre o capitalismo contemporâneo. É integrante da Rede Conceitualismos do Sul. Vive e trabalha em São Paulo.

Downloads

Publicado

2012-11-30

Como Citar

MESQUITA, A. Sobre mapas e segredos abertos. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, p. 116–137, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15449. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Seção temática