Entre Teresa Margolles e Santiago Sierra: Do visível e do enunciável

Autores

  • Fabíola Tasca Escola Guignard - UEMG

Resumo

Os trabalhos de Teresa Margolles e Santiago Sierra analisados neste artigo incidem sobre as diagramações do visível e do enunciável. São obras que se constituem como plataformas de visibilidade e discussão para questões contemporâneas, na medida em que a partir da arte redimensionam aquilo que se pode ver e dizer da realidade. Em função da produção discursiva que promovem, estes trabalhos produzem determinados efeitos nos espaços onde se inserem, como no caso da representação nacional da Bienal de Veneza. Ambos os artistas colocam em curto circuito a tarefa de representar a nação mexicana ou a nação espanhola. Ao fazê-lo, subvertem expectativas, desafiam convenções, tensionam limites.

Biografia do Autor

Fabíola Tasca, Escola Guignard - UEMG

Artista e pesquisadora. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993), graduação em Artes Plásticas pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2000), mestrado em Artes Visuais pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004) e doutorado em Artes pela mesma instituição (2011), com bolsa sanduíche sob orientação da Profa. Dra. Deborah Dorotinsky Alperstein, na Universidade Nacional Autônoma do México - UNAM (2010). Desde 2005 é professora na Escola Guignard - UEMG. Tem experiência no campo de ação da arte contemporânea, focalizando os seguintes temas: instalação, arte site-specific, conceitualismo, o político na arte.

Downloads

Publicado

2012-11-30

Como Citar

TASCA, F. Entre Teresa Margolles e Santiago Sierra: Do visível e do enunciável. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, p. 138–157, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15450. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Seção temática