O educador pesquisador e mediador
questões e vieses
DOI:
https://doi.org/10.35699/2238-2046..15462Resumo
O texto situa as práticas de pesquisa no ensino de arte para realçá-las como eixo dos processos de formação de arte/educadores enquanto mediadores culturais. Problematiza o campo de atuação do mediador cultural e expõe algumas contradições inerentes a este contexto.Referências
AGUIRRE, Imanol. Pragmatismo e educação artística (arte-educação) contemporânea.In: Anais do 18º CONFAEB. Crato, Ce: universidade Regional do Cariri, 2008a. _______ nuevas ideas de arte y cultura para nue-vas perspectivas en la difusión del patrimonio. In: el acceso al patrimonio cultural. Retos y debates. Pamplona: uPnA-Cuadernos de la Cátedra Jorge oteiza, 2008b.
BARBOSA, Ana mae. Arte-educação: leitura no subsolo. são Paulo: Cortez, 1997. _______ A pesquisa em arte-educação no Bra-sil. In: JImÉneZ, AGuIRRe e PImenTeL. Educação artística, cultura e cidadania. madrid: oeI: Funda-ção santillana, 2009. Coleção metas educativas 2021. BARBOSA, Ana mae; COUTINHO, Rejane Galvão (orgs.). Arte/educação como mediação cultural e social. são Paulo: editora unesP, 2009. BOURDIEU, Pierre; DARBEL, Alain. O amor pela arte. os museus de arte na europa e seu público. são Paulo: edusp: Zouk, 2003.
COUTINHO, Rejane. o desenho: reflexões sobre sua prática. Revista Arte Comunicação, uFPe, v. 1, n. 1, p. 280-290, 1994. _______ A Coleção de Desenhos Infantis do acervo Mário de Andrade. Tese de doutorado eCA/usP, 2002. orientação de maria Heloisa Corrêa de To-ledo Ferraz. _______ A formação de professores de arte. In: BARBosA, Ana mae (org.). Inquietações e mudan-ças no ensino de arte. são Paulo: Cortez, 2002. _______ estratégias de mediação e a abordagem triangular. In: BARBosA e CouTInHo (orgs.). Arte/educação como mediação cultural e social. são Paulo: editora unesP, 2009. DARRAS, Bernard. Del patrimonio artístico a la ecología de las culturas. La cuestión de la cultura elitista en democracia. In: El acceso al patrimonio cultural. Retos y debates. Pamplona: uPnA-Cuad-ernos de la Cátedra Jorge oteiza, 2008. _______ As várias concepções de cultura e seus efeitos sobre os processos de mediação cultural. In: BARBosA e CouTInHo (orgs.). Arte/educação como mediação cultural e social. são Paulo: edi-tora unesP, 2009. GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC editora, 1989. PILLAR, Analice Dutra; REBOUÇAS, moema martins. Panorama de pesquisas – Comitê ensino e Aprendizagem da Arte. In: RAmALHo e mAKoW-IeCKY (orgs). O estado da arte da pesquisa em artes plásticas no Brasil. Florianópolis: uDesC, 2008. TOURINHO, Irene. Comitê de educação em Artes Visuais: uma análise das questões de pesquisa da AnPAP 2008. Anais do 18º Encontro Associa-ção Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas.salvador: uFBA, 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Rejane Galvão Coutinho

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.