Ação microbiológica nos azulejos históricos das fachadas de Belém, região amazônica
Resumo
A ciência da conservação e da restauração desempenha um papel primordial frente àidentificação dos complexos fenômenos físicos, mineralógicos, químicos e biológicos
de alteração dos materiais de construção. A cidade de Belém, conhecida como porta
de entrada da Amazônia, é detentora de rico acervo patrimonial edificado que vem
sofrendo com as ações do clima. Os azulejos de fachada estão inseridos nesta situação
e apresentam manifestações distintas de alteração, sendo uma das mais frequentes a
biológica. Objetiva-se neste trabalho explicar o processo de alteração microbiológica em
azulejos antigos, como ocorrem e o que ocasionam nos azulejos. Os resultados indicam
os processos de colonização, os agentes microbiológicos existentes nas peças e o efeito
do desenvolvimento dos microrganismos nos azulejos. O entendimento desse processo
permite proceder adequadamente no tratamento da biodeterioração e sugere caminhos
para evitar novas colonizações.
Downloads
Publicado
2014-11-28
Edição
Seção
Artigos - Seção temática
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.
Como Citar
Ação microbiológica nos azulejos históricos das fachadas de Belém, região amazônica. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, p. 124–133, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15484. Acesso em: 18 dez. 2024.