LA POETICA DE LA ENSEÑANZA

Autores

  • Patrícia Cardona Centro de Investigación, Documentación y Difusión de la Danza José Limón del Instituto Nacional de Bellas Artes. (México

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-2046..15492

Palavras-chave:

Poética, Ensino de arte, Mestre/Criador

Resumo

Este   ensaio   é   o   resultado   de   uma   pesquisa   ativa   realizada   dentro   do   Centro   de Investigación, Documentación y Difusión de la Danza  José Limón do Instituto Nacional de Bellas Artes (México). Seu objetivo é recordar à natureza da arte que sua própria natureza não   se   deixa   quantificar   nem   fragmentar.   De   onde   partimos?   Do   que   ficou   preso   no método   científico   para   o   ensino   da   arte.   Aonde   nos   dirigimos?   Às   experiências   que   o método científico não pode preencher... unicamente a experiência da poética detonada pelo mestre/criador.

Biografia do Autor

  • Patrícia Cardona, Centro de Investigación, Documentación y Difusión de la Danza José Limón del Instituto Nacional de Bellas Artes. (México

    Centro de Investigación, Documentación y Difusión de la Danza José Limón del Instituto Nacional de Bellas Artes. (México

Referências

ARAÑO GISBERT, Juan Carlos. “En el límite de fronteras: retos sociales y diversidad cultural”, conferencia en versión digital, 2008.

BACHELARD, Gastón. El aire y los sueños. México: FCE, 1991.

CARDONA, Patricia La poética de la enseñanza. México. Fondo Nacional para la Cultura y las Artes/PADID/Quinta de Agua Ediciones SA de CV, 2012.

EATON, Marica Muelder. Sustainable Definition of Art. En Theories of Art Today. Wisconsin: The University of Wisconsin Press, 2000.

HAMBURGER, Michael. La verdad de la poesía. México: FCE, 1991.

WATTIS, Nigel, & SUBNIV, Babuta. En busca del tiempo perdido, de Marcel Proust. Londres, LT Production and RM Associates, 1998. Documental.

WHITMAN, Walt. Canto a mí mismo. Buenos Aires: Losada, 1997.

Publicado

2017-11-22

Edição

Seção

Artigos - Seção temática

Como Citar

LA POETICA DE LA ENSEÑANZA. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, p. 8–22, 2017. DOI: 10.35699/2238-2046.15492. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15492. Acesso em: 22 jan. 2025.

Artigos Semelhantes

1-10 de 424

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.