LA POETICA DE LA ENSEÑANZA
DOI:
https://doi.org/10.35699/2238-2046..15492Palavras-chave:
Poética, Ensino de arte, Mestre/CriadorResumo
Este ensaio é o resultado de uma pesquisa ativa realizada dentro do Centro de Investigación, Documentación y Difusión de la Danza José Limón do Instituto Nacional de Bellas Artes (México). Seu objetivo é recordar à natureza da arte que sua própria natureza não se deixa quantificar nem fragmentar. De onde partimos? Do que ficou preso no método científico para o ensino da arte. Aonde nos dirigimos? Às experiências que o método científico não pode preencher... unicamente a experiência da poética detonada pelo mestre/criador.
Referências
ARAÑO GISBERT, Juan Carlos. “En el límite de fronteras: retos sociales y diversidad cultural”, conferencia en versión digital, 2008.
BACHELARD, Gastón. El aire y los sueños. México: FCE, 1991.
CARDONA, Patricia La poética de la enseñanza. México. Fondo Nacional para la Cultura y las Artes/PADID/Quinta de Agua Ediciones SA de CV, 2012.
EATON, Marica Muelder. Sustainable Definition of Art. En Theories of Art Today. Wisconsin: The University of Wisconsin Press, 2000.
HAMBURGER, Michael. La verdad de la poesía. México: FCE, 1991.
WATTIS, Nigel, & SUBNIV, Babuta. En busca del tiempo perdido, de Marcel Proust. Londres, LT Production and RM Associates, 1998. Documental.
WHITMAN, Walt. Canto a mí mismo. Buenos Aires: Losada, 1997.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Patrícia Cardona
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.