A DESARTICULAÇÃO DO ANDROCENTRISMO E DA DISCRIMINAÇÃO INTERSECCIONAL POR MEIO DO ENSINO DA ARTE CONTEMPORÂNEA

Autores

  • Valdoni Ribeiro Batista Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Brasil
  • Margarida Gandara Rauen Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Brasil

Palavras-chave:

Cultura, gênero, ação pedagógica.

Resumo

Este artigo defende a formação de professores(as) engajados(as) na desarticulação do androcentrismo e da discriminação interseccional no campo da arte. Relacionamos o conceito feminista de interseccionalidade, de Kimberlé Crenshaw (2002), à teoria de Pierre Bourdieu (2012, 2008, 1998), para discutir a subvalorização de artistas mulheres como uma disposição adquirida. Destacamos os múltiplos fatores de estigmatização de identidades que devem ser evitados no processo de seleção de conteúdos curriculares e, dada a representatividade de mulheres artistas de várias origens culturais na arte contemporânea, comentamos quatro obras relevantes no contexto do ensino fundamental brasileiro.

Biografia do Autor

  • Valdoni Ribeiro Batista, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Brasil

    Mestrando em Educação, na linha de pesquisa “Educação, Cultura e Diversidade”, PPGE-UNICENTRO, Guarapuava, Paraná. Licenciado em Arte-Educação pela UNICENTRO. Pós-graduado Lato Sensu em Ensino em Tempo Integral pela Faculdade São Braz, Curitiba, Paraná. E-mail: valdoniribeiro@hotmail.com

  • Margarida Gandara Rauen, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Brasil

    Ph.D. em Teatro, Michigan State University, E.U.A. Aposentou-se como professora Associada do Departamento de Arte da UNICENTRO e permanece docente colaboradora do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE). Orientadora na linha de pesquisa “Educação, Cultura e Diversidade”. Líder do Grupo de Pesquisa em Artes da UNICENTRO. E-mail: margie.g.rauen@gmail.com.

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Publicado

2017-11-22

Edição

Seção

Artigos - Seção temática

Como Citar

A DESARTICULAÇÃO DO ANDROCENTRISMO E DA DISCRIMINAÇÃO INTERSECCIONAL POR MEIO DO ENSINO DA ARTE CONTEMPORÂNEA. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, p. 72–95, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15498. Acesso em: 19 dez. 2024.

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