O LABORATÓRIO-ATELIÊ

ELABORAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O ENSINO/APRENDIZAGEM EM ARTE

Autores

Palavras-chave:

Ensino/aprendizagem em Arte, Materiais didáticos, Laboratório-Ateliê.

Resumo

Os materiais didáticos para o ensino/aprendizagem em Arte são complexos e devem levar em consideração condições inerentes tanto à sua qualidade estética quanto às diversas contextualizações culturais e aos diferentes suportes. É necessário que o professor de Arte saiba elaborar materiais didáticos apropriados para seu grupo de alunos e, para tanto, faz-se necessário que os cursos de formação de professores de Arte tenham em seu currículo um espaço para a aprendizagem de elaboração de materiais didáticos. Considera-se que o Laboratório-Ateliê é o espaço propício para isso, levando-se em conta haver nele a ambiência artístico-pedagógica adequada.

Biografia do Autor

GERALDO FREIRE LOYOLA, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Brasil

Possui Bacharelado em Artes Plásticas, Licenciatura em Educação Artística e Pós-Graduação em Artes Plásticas e Contemporaneidade na Escola Guignard, Universidade do Estado  de Minas Gerais (UEMG); Mestrado e Doutorado em Artes na Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atua como Artista Plástico e Consultor Didático para o ensino-aprendizagem em Arte. É diretor da série Professor Artista e Professor Adjunto na Escola de Belas Artes da UFMG.

LUCIA GOUVÊA PIMENTEL, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Brasil

Possui graduação em Bacharelado e Licenciatura Artes Visuais (1982) e Mestrado em Educação (1993) pela Universidade Federal de Minas Gerais, Doutorado em Artes pela Universidade de São Paulo (1999). É Professora Titular da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenadora Adjunta da área de Artes/Música para o Mestrado Profissional da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES e Conselheira do Instituto Arte das Américas. Foi Assessora da Diretoria de Relações Internacionais da UFMG (2010-2014), membro do Conselho Mundial da InSEA (2008-2014), do Grupo de Especialistas em Arte/ Educação, Cultura e Cidadania da Organização dos Estados Iberoamericanos - OEI, Vice- Presidente da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas - ANPAP (2013-2014), Secretária Geral do Conselho Latinoamericano de Ensino de Arte - CLEA (2007-2009), membro da Comissão Tripartite MEC, MinC, OEI e da Comissão de Avaliação Trienal- Artes da CAPES. É líder do Grupo de Pesquisas Ensino da Arte e Tecnologias Contemporâneas e participa de grupos de pesquisa em Educação e em Tecnologias. Atua como artista, professora e pesquisadora, com ênfase em Ensino de Arte e em Gravura, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de arte, artes visuais, ensino de arte e tecnologia, arte/educação, formação de professores, cognição imaginativa e gravura. É membro da Associação Mineira de Arte/Educadores - AMARTE, da Federação de Arte/Educadores do Brasil -FAEB, da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas ? ANPAP, da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC, do Conselho Latinoamericano de Educação pela Arte - CLEA, da International Society for Education through Art - InSEA. É membro do Conselho Editorial de várias revistas na área, sendo Editora da Revista CLEA, membro da Equipe Editorial do Art Research Journal ? ARJ. Coordenadora da Coleção Arte&Ensino da Editora C/ARTE.

Referências

Brígida Campbell, 2013. 19min56s. Dir.: Geraldo Loyola, Maurício Gino, Sérgio Vilaça. Brasil. Série Professor Artista. Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais (CEEAV/EBA/UFMG). Disponível em: https://www.youtube.com/watch? v=8x5bL9nZO1g (Acesso em 10/06/2017).

Eugênio Paccelli Horta, 2013. 17min52s. Dir.: Geraldo Loyola, Sérgio Vilaça. Brasil. Série Professor Artista. Curso de Especialização em Ensino de Artes Visuais (CEEAV/EBA/UFMG).

Downloads

Publicado

2017-11-22

Como Citar

LOYOLA, G. F.; PIMENTEL, L. G. O LABORATÓRIO-ATELIÊ: ELABORAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O ENSINO/APRENDIZAGEM EM ARTE. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, [S. l.], p. 96–108, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15499. Acesso em: 5 jul. 2022.

Edição

Seção

Artigos - Seção temática