Psicomotricidade e o Movimento Dançado
DOI:
https://doi.org/10.35699/2238-2046..15639Resumo
A psicomotricidade do primeiro passo de uma criança e o primeiro voo de uma bailarina do palco guardam estreita relação quanto a organização mente e cérebro e a necessidade de maiores estudos interdisciplinares. Os deslocamentos do corpo humano no espaço nos remetem a uma série de metáforas do movimento e às suas curvas desenhadas no espaço. E as metáforas dos movimentos e suas curvas podem nos remeter a metáforas musicais como se pode observar – e escutar – em inúmeras peças musicais clássicas.Referências
AJURIAGUERRA, Julien. Manual de Psiquiatria infantil. Rio de Janeiro: Masson do Brasil. 1980. BARMAN, Susan M. Controle da postura e do movimento. IN: RAFF, H; LEVITZKY, M. Fisiologia médica. Uma abordagem integrada. Porto Alegre: Artmed. 2012. FREUD, S. O ego e o id e outros trabalhos. Vol. XIX. Rio de Janeiro: Imago. Edição standard das Obras Completas 1923. GARAUDY, Roger. Dançar a vida. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. 1980. LAKOFF, George; JOHNSON, Mark. Metáforas da vida cotidiana. Campinas: Mercado de Letras. 2002.QUINTANA, Mário. Caderno H. Porto Alegre: Globo. 1983. RAFF, Hershel; LEVITZKY, Michael. Fisiologia médica. Uma abordagem integrada. Porto Alegre: Artmed. 2012.786p. ROSELLI-CRUZ, A. Ajuriaguerra: nas fronteiras do neurofisiológico com a psique. Revista Corpo e Linguagem. Vol. 2(4):27-32; julho 1983. ROSELLI-CRUZ, A; PAIM, Soraya de Paula. Wallon, o tônus muscular e o desenvolvimento psicológico da criança. Revista Corpo e Linguagem. Vol. 2(5): 117-121; novembro 1983. WALLON, Henri. Psicologia e educação da criança. Lisboa: Veja Editores. 1979.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Amadeu Roselli-Cruz

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.