Artes, continentes e países
algumas possibilidades entre África e Brasil
DOI:
https://doi.org/10.35699/2238-2046..15656Palavras-chave:
arte contemporânea, arte contemporânea brasileira, arte contemporânea africanaResumo
O presente ensaio problematiza o errôneo entendimento do Brasil como um continente e da África como um país, buscando encontrar no fazer artístico africano contemporâneo elementos de identificação e de diferenciação com nossos modos de enxergar a Vida. Conceitos como o de ideologia, identidade, escravidão e racismo são aqui tratados, buscando-se casos da arte contemporânea nos quais aproximações e afastamentos entre o país Brasil e o continente África podem ser observados.
Referências
ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. Tradução de Alfredo Bosi. 2ª edição. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
BOSI, Alfredo. A dialética da colonização. São Paulo: Cia das Letras, 1992. CÂMARA, Marina. Texto publicado no catálogo de uma exposição curada por Marina Câmara no Espaço Espanca – Belo Horizonte, entre os meses de abril e maio de 2013. CHAUÍ, Marilena. Brasil. Mito fundador e sociedade autoritária. São Paulo. Fundação Perseu Abramo, 2000. FANI-KAYODE, Rotimi. Traces of Ecstasy. In: OGUIBE, Olu &ENWEZOR, Okwui (eds.). Reading the Contemporary. African Art from Theory to Marketplace. London; Cambrigde, Massachusetts: Institute of International Visual Arts (inIVA); The MIT Press, 1999. FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo Aurélio Século XXI: o dicionário da língua portuguesa. 3ª edição. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999. FREUD, Sigmund. Introdução ao narcisismo: ensaios de metapsicologia e outros textos (1914-1916). São Paulo: Companhia das Letras, 2010. HILL, Marcos. Entrevista feita com Paulo Nazareth em março de 2006, em Belo Horizonte. Não publicada. MEREDITH, Martin. The State of Africa. A History of Fifty Years of Independence. London: Free Press, 2006. SITES http://www.frente3defevereiro.com.br, consultado em 11 de agosto de 2013. http://www.yinkashonibarembe.com/biography/ consultado em 12 de agosto de 2013.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Marcos Hill

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.