Imagens de Deus: Tempo e movimento na trindade triândrica

Autores

  • Maria do Céu Diel de Oliveira UFMG

Resumo

Contemplando o cristomorfismo e sua circunscrição na história das imagens, este texto propõe a reflexão sobre os conceitos de tempo, imagem e movimento - interno e externo ao olhar - a partir de pinturas, afrescos, relevos e ícones e seus desmembramentos para a hierarquia dos poderes divinos e a estatização das imagens.

Biografia do Autor

Maria do Céu Diel de Oliveira, UFMG

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Atualmente é Professora Associada do Departamento de Desenho da Escola de Belas Artes-UFMG. Pesquisa a relação da Arte da Memória com a Retórica nas produções da Arte. Realizou estudos Pós Doutorais concomitantes na UNICAMP, junto ao Laboratório de Estudos Audio Visuais-OLHO, sob coordenação do Prof. Dr. Milton José de Almeida e na Universtá degli Studi di L ́Aquila, no Dipartamento di Culture Comparate, sob tutoria do Prof. Dr. Angelo Turco. Coordena o LINHA: Grupo de Pesquisa sobre o Desenho e a Palavra. É assessora da Câmara CHE-Humanas da FAPEMIG.

Downloads

Publicado

2014-05-31

Como Citar

DE OLIVEIRA, M. do C. D. Imagens de Deus: Tempo e movimento na trindade triândrica. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, p. 143–151, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15659. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Seção temática