Fotografia e imagem

Autores

  • Juliana Bragança UFF

Resumo

O presente artigo faz uma análise do pensamento de imagem crítica, de Didi-Huberman, partindo inicialmente do conceito de imagem semelhança de Plínio, o velho, para em seguida estudar a questão levantada por Roland Barthes sobre a indicialidade da fotografia. Em contraposição, aborda-se a questão aurática da fotografia, em Walter Benjamin, juntamente com a definição de aura e em que momento a reprodutibilidade rompe com o valor de culto. Por fim, finaliza-se com o argumento de Didi-Huberman sobre a imagem dialética cuja aura da imagem, seja ela fotográfica ou não, não está atribuida ao valor de culto.

Biografia do Autor

  • Juliana Bragança, UFF
    Formada em Pintura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Especialista em Preservação de Acervos e, atualmente, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes na Universidade Federal Fluminense na linha de Processos Artísticos.

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Publicado

2014-05-31

Edição

Seção

Artigos - Seção temática

Como Citar

Fotografia e imagem. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, p. 152–161, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15660. Acesso em: 19 dez. 2024.