Fotografia e imagem

Autores

  • Juliana Bragança UFF

Resumo

O presente artigo faz uma análise do pensamento de imagem crítica, de Didi-Huberman, partindo inicialmente do conceito de imagem semelhança de Plínio, o velho, para em seguida estudar a questão levantada por Roland Barthes sobre a indicialidade da fotografia. Em contraposição, aborda-se a questão aurática da fotografia, em Walter Benjamin, juntamente com a definição de aura e em que momento a reprodutibilidade rompe com o valor de culto. Por fim, finaliza-se com o argumento de Didi-Huberman sobre a imagem dialética cuja aura da imagem, seja ela fotográfica ou não, não está atribuida ao valor de culto.

Biografia do Autor

Juliana Bragança, UFF

Formada em Pintura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Especialista em Preservação de Acervos e, atualmente, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes na Universidade Federal Fluminense na linha de Processos Artísticos.

Downloads

Publicado

2014-05-31

Como Citar

BRAGANÇA, J. Fotografia e imagem. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, p. 152–161, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15660. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Seção temática