“(Foto)gráfica”
Cotejamento, provocação e subterfúgio
Palavras-chave:
Fotografia, gravura, processos poéticosResumo
O artigo realiza uma reflexão sobre a noção de “(foto)gráfica” como cotejamento, subterfúgio e provocação para enfrentar poeticamente as categorizações de gênero e a historicização dos meios, partindo de percepções sobre o trabalho de outros artistas e experiências práticas pessoais, contribuindo, assim, como artista, para pensar e refletir sobre os processos contemporâneo
Referências
ARGAN, Giulio Carlo. O valor crítico da gravura de tradução. In: Imagem e Persuasão: ensaios sobre o Barroco. São Paulo: Companhia das Letras, 2004. p. 16-21.
BENJAMIN, Walter [et al.]. Benjamin e a obra de arte: técnica, imagem, percepção. Organização: Tadeu Capistrano. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.
BOURRIAUD, Nicolas. Pós-produção: como a arte reprograma o mundo contemporâneo. São Paulo: Martins, 2009.
BOURRIAUD, Nicolas. Formas de vida: a arte moderna e a invenção de si. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
DAMISCH, Hubert. A partir da fotografia. In: KRAUSS, Rosalind. O Fotográfico. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 2012. pp. 7-13.
MOSCHETA, Marcelo. Marcelo Moscheta. São Paulo: BEI Comunicação, 2011.
MOSCHETA, Marcelo. Site do artista Marcelo Moscheta. Ano: 2015. Acessado em: 10/01/2015. Disponível em: < http://www.marcelomoscheta.art.br/ >
RESENDE, Ricardo. A classificação das coisas. In: MOSCHETA, Marcelo. Marcelo Moscheta. São Paulo: BEI Comunicação, 2011. pp. 102-139.
ROMO, Sebastián. Entrevista de Sebastian Romo, vídeo realizado por Alexia Tala para a 8o Bienal do Mercosul. Vídeo. Canal de Alexia Tala, Youtube, Ano: 2011.Acessado em: 30/12/2014. Disponível em: < http://youtu.be/943lBGF834U >
ROMO, Sebastián. De los órdenes invisibles. Santiago de Compostela, Cidade do México: CGAC, Museu Carrillo Gil, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.