Notas digressivas em torno do pequeno gesto

Autores

  • Luciano Vinhosa Universidade Federal Fluminense (UFF), Brasil

Palavras-chave:

Processo artístico, fotografia, escrita

Resumo

Neste artigo descrevo e reflito sobre a série fotográfica: O pequeno gesto, ensaio em torno da experiência ordinária. Ao longo de seu desenvolvimento, os principais conceitos implicados vão sendo elaborados ao mesmo tempo em que o processo é apresentado aos leitores. Em linhas gerais, trata-se da ocasião oportuna para se tomar a escrita como parte integrante da experiência de criação, mas motivada, primeiramente, pelo trabalho artístico. Assim, o próprio ato de escrever é encarado como matéria experimental, extensivo ao processo criativo. Ele nos ajuda a desvelar as instâncias poéticas imbricadas no fazer.

Biografia do Autor

Luciano Vinhosa, Universidade Federal Fluminense (UFF), Brasil

Artista visual; professor Associado do Departamento de Arte e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes (PPGCA) da Universidade Federal Fluminense. Autor da “Obra de arte e experiência estética, arte contemporânea em questões”.

Referências

DESCOLA, Philippe. Par-delà, nature et culture. Paris: Gallimard, 2005.

FOUCAULT, Michael. As palavras e as coisas. São Paulo: Martins Fontes, 1995.

Downloads

Publicado

2015-06-01

Como Citar

VINHOSA, L. Notas digressivas em torno do pequeno gesto. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, p. 106–116, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15673. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Seção temática