Arte habitado
Consideraciones artística acerca del lugar
Palavras-chave:
Arte e meio ambiente, space case, localização da arte, a imagem do lugar, genius lociResumo
O livro “Espécie de espaços”, por Georges Perec, é o ponto de partida para o artigo: a partir da página do livro até o espaço para fora. De forma paralela, propomos uma quantidade de considerações da paleta e da tela vazia, para alcançar a natureza e o cosmos. Na segunda parte, falamos sobre a ocupação espacial, os espaços habitados por um artista durante o processo criativo. Mas também sobre os diferentes papéis abordados em cada um desses espaços.
Referências
AYMERICH, Guillermo. Un método para pensar el lugar. In: Cuadernos de imagen y reflexión Nº 4. Valencia: Ed. UPV, 2008.
DELACROIX, Eugène. Diccionario de bellas Artes. Madrid: Síntesis, 2001.
GAGE, John. Color y cultura: la práctica y el significado del color de la antigüedad a la abstracción. Madrid: Siruela, 1988.
GRAVES, Robert. La diosa blanca : gramática histórica del mito poético. Madrid: Alianza, 1998.
PEREC, Georges. Especies de espacios. Mataró-Barcelona: Montesinos, 2001.
PEREC, Georges. La vida instrucciones de uso. Barcelona: Anagrama, 2005.
TANIZAKI, Junichiro. El elogio de la sombra. Madrid: Siruela, 2010.
TAVARES, José. Kurt Schwitters. Augusta Pia, Merrz y el dadaísmo. In: Revista Utopía, Nº 4. Lisboa:1996.
VV. AA. Diccionario de la lengua española. Barcelona: Espasa, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.