Teorias da arte, discursos e práticas de artistas, aqui e agora
Palavras-chave:
Teorias da arte, textos e/ou escritos de artistas, prática de artistasResumo
Esse texto se propõe a comentar as inquietações que rondam o campo de conhecimento da arte durante a produção dos trabalhos de mestrado e doutorado, explorando suas tonalidades e nuances especiais. Nossos Programas de Pós-Graduação devem se lembrar, sempre, da liberdade intrínseca do espaço artístico e da riqueza que se desprende de sua investigação, estimulando reflexões sobre o tema.
Referências
CAUQUELIN, Anne. Teorias da Arte. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
FABRIS, Annateresa. A pesquisa em artes visuais. In: Porto Arte n. 4, Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1991.
CHATEAU, Dominique. Linguagem filosófica e Teoria da Arte. Cahiers do Beaubourg, Musée National d’Art Moderne, Paris, 1990.
ZÍLIO, Carlos. Artista, formação do artista, arte moderna. In: Arte & Ensaios n.5, Revista do Mestrado em História da Arte da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1998, p. 73-78.
BOURRIAUD, Nicholas. O que é um artista (hoje)? In: Arte & Ensaios n.10, Revista do Mestrado em História da Arte da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2003.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.