Teorias da arte, discursos e práticas de artistas, aqui e agora

Autores

  • Mário Azevedo Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Brasil

Palavras-chave:

Teorias da arte, textos e/ou escritos de artistas, prática de artistas

Resumo

Esse texto se propõe a comentar as inquietações que rondam o campo de conhecimento da arte durante a produção dos trabalhos de mestrado e doutorado, explorando suas tonalidades e nuances especiais. Nossos Programas de Pós-Graduação devem se lembrar, sempre, da liberdade intrínseca do espaço artístico e da riqueza que se desprende de sua investigação, estimulando reflexões sobre o tema.

Biografia do Autor

Mário Azevedo, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Brasil

Artista plástico/visual. Professor da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais desde 1993, onde também fez Graduação e Mestrado em Poéticas Visuais; Doutorado em Teoria, História e Crítica de Arte pelo Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com estágio na Université de Picardie Jules Verne, em Amiens, na França.

Referências

CAUQUELIN, Anne. Teorias da Arte. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

FABRIS, Annateresa. A pesquisa em artes visuais. In: Porto Arte n. 4, Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1991.

CHATEAU, Dominique. Linguagem filosófica e Teoria da Arte. Cahiers do Beaubourg, Musée National d’Art Moderne, Paris, 1990.

ZÍLIO, Carlos. Artista, formação do artista, arte moderna. In: Arte & Ensaios n.5, Revista do Mestrado em História da Arte da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1998, p. 73-78.

BOURRIAUD, Nicholas. O que é um artista (hoje)? In: Arte & Ensaios n.10, Revista do Mestrado em História da Arte da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2003.

Downloads

Publicado

2015-06-01

Como Citar

AZEVEDO, M. Teorias da arte, discursos e práticas de artistas, aqui e agora. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, p. 154–164, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15677. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Seção temática

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)