A sombra e a matéria da pele na pintura
Palavras-chave:
Pintura, representação, peleResumo
O artigo propõe uma reflexão histórica acerca da prática do elemento pictórico “ sombra” – um relevante dispositivo na pintura para a criação da ilusão da tridimensionalidade a partir da bidimensão – e as possíveis relações entre as sombras próprias e projetadas da pele e as condições de materialidade dos seus corpos.
Referências
BRUSATIN, Manlio. Histoire de la ligne. Paris: Flammarion, 2002.
DELLO RUSSO, William. L’art du Nu. Paris: Hazan, 2010.
DIDEROT, Denis. Ensaios sobre a pintura. Campinas: Unicamp, 1993.
GERDY, Nicolas. Anatomie des Formes Extèreures du corps humain appliquée à la peinture, a la sculpture et a la chirurgie. Paris: Béchet Jeune, 1829.
KIMMELMANN, Michael. Ingres and his pursuit of a higher reality. The New York Times, Lifestyle: pE27, mar, 24, 2006.
KRAUBE, Anna-Carola. História da pintura: do Renascimento aos nossos dias. Colônia: Konemann, 1995.
LANEYRIE-DAGEN, Nadeije. L’invention du corps: la représentation de l’homme du Moyen Âge à la fin du XIX siécle. Paris: Flammarion, 2006.
ROSENBERG, Karen. A master’s thin skin, etched for posterity. The New York Times. Arts and Entertainment, p C23(L). Galegroup, set., 9, 2011.
SHELTON, Andrew Carrington. Ingres. New York: Phaidon, 2008.
STOICHITA, Victor Ieronim. Brève Histoire de L’ombre. Genèva: Droz, 2000.
WÖLFFLIN, Heinrich. Conceitos fundamentais da história da arte. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.