A sombra e a matéria da pele na pintura

Autores

  • Christiana Quady Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Brasil

Palavras-chave:

Pintura, representação, pele

Resumo

O artigo propõe uma reflexão histórica acerca da prática do elemento pictórico “ sombra” – um relevante dispositivo na pintura para a criação da ilusão da tridimensionalidade a partir da bidimensão – e as possíveis relações entre as sombras próprias e projetadas da pele e as condições de materialidade dos seus corpos.

Biografia do Autor

Christiana Quady, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Brasil

Artista plástica, Graduada em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da UFMG, Especialização em Design de Vêtement pela École Nationale Supérieure de Arts Décoratifs, Paris/França, Maîtrise em Arts Plastiques pela Université Paris I Panthéon Sorbonne, Paris/França, Mestre e Doutora em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da UFMG.

Referências

BRUSATIN, Manlio. Histoire de la ligne. Paris: Flammarion, 2002.

DELLO RUSSO, William. L’art du Nu. Paris: Hazan, 2010.

DIDEROT, Denis. Ensaios sobre a pintura. Campinas: Unicamp, 1993.

GERDY, Nicolas. Anatomie des Formes Extèreures du corps humain appliquée à la peinture, a la sculpture et a la chirurgie. Paris: Béchet Jeune, 1829.

KIMMELMANN, Michael. Ingres and his pursuit of a higher reality. The New York Times, Lifestyle: pE27, mar, 24, 2006.

KRAUBE, Anna-Carola. História da pintura: do Renascimento aos nossos dias. Colônia: Konemann, 1995.

LANEYRIE-DAGEN, Nadeije. L’invention du corps: la représentation de l’homme du Moyen Âge à la fin du XIX siécle. Paris: Flammarion, 2006.

ROSENBERG, Karen. A master’s thin skin, etched for posterity. The New York Times. Arts and Entertainment, p C23(L). Galegroup, set., 9, 2011.

SHELTON, Andrew Carrington. Ingres. New York: Phaidon, 2008.

STOICHITA, Victor Ieronim. Brève Histoire de L’ombre. Genèva: Droz, 2000.

WÖLFFLIN, Heinrich. Conceitos fundamentais da história da arte. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

Downloads

Publicado

2015-06-01

Como Citar

QUADY, C. A sombra e a matéria da pele na pintura. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, p. 178–188, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15679. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Seção temática