O teatro como dispositivo relacional na habitação cênica Naquele Bairro Encantado
Palavras-chave:
Teatro, Estética Relacional, Site-specificResumo
Este artigo analisa a interação estabelecida entre atores, moradores e público na habitação cênica Naquele Bairro Encantado. Busca-se compreender como o projeto colabora para ressignificar fronteiras entre arte e vida e resgatar memória histórica a partir do uso de dispositivos relacionais.
Referências
BELÉM, Elisa. Doses de ficção: a intervenção urbana Naquele Bairro Encantado. Portal Primeiro Sinal. Disponível em: <http://www.primeirosinal.com.br/artigos/doses-defic%C3%A7%C3%A3o-interven%C3%A7%C3%A3o-urbana-naquele-bairro-encantado>. Acesso em: 10 set 2015.
BOURRIAUD, Nicolas. Estética Relacional. São Paulo: Martins, 2009.
FABBRINI, Ricardo Nascimento. Arte Relacional e Regime Estético: a cultura da atividade nos anos 1990. Revista Científica/FAP. v.5 (2010): 417‐428
FISCHER-LICHTE, Erika. Estética de lo performativo. Madrid: Abada Editores, 2011.
MENDES, Julia Guimarães. Teatralidades do Real: significados e práticas na cena contemporânea. 2011. 118f.
Dissertação (mestrado em artes cênicas) – Escola de Belas Artes, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2011.
RANCIÈRE, Jacques. O Espectador emancipado. São Paulo: Ed. WMF Martins Fontes, 2012.
_______. Sobre políticas estéticas. Barcelona: Museu d’Art Comtemporani de Barcelona, 2005
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.