Metacriação e sentido performativo
Palavras-chave:
Campo expandido, Metapartitura, PerformanceResumo
A metacriação modificou o processo de criação artística através da interatividade entre o pensamento humano, inteligência artificial e algoritmos de composição e construção de discursos automáticos. Este ensaio investiga algumas questões que surgem a partir disso.
Referências
BOWN, Oliver; CAREY, Benjamin e EIGENFELDT, Arne. “Manifesto for a Musebot Ensemble: A Platform for Live Interactive Performance Between Multiple Autonomous Musical Agents.” In: Proceedings of the International Symposium of Electronic Art. Vancouver: Simon Fraser University, 2015. Disponível em: <http://isea2015.org/
proceeding/submissions/ISEA2015_submission_141.pdf>
BRASIL, Ivi; FERREIRA JR, Antonio Herci; MATUCK, Artur e STUANI, Ricardo. “Media Design as a Creative Language, the Artist as Meta-Artist.” In: Proceedings of the International Symposium of Electronic Art 2015. Vancouver: Simon Fraser University, 2015. [Trabalho ainda em curso, relatório a ser entregue em final de outubro.]
CAGE, John. 4:33. Recital ao vivo. Woodstock, New York, 1952.
______. Sonatas and Interludes for prepared piano. New York: Edition Peters, 1960.
CAUQUELIN, Anne. Arte contemporânea – uma introdução. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
DANTO, Arthur C. O mundo como armazém: Fluxus e Filosofia. 1. Brasília e Rio de Janeiro: CCBB, 2002.
______.“Marcel Duchamp e o fim do gosto: uma defesa da arte contemporânea.” ARS (São Paulo) 6 (12), p. 15–28, 2008.
______.“Sopa pop.” Página 12, outubro 25, seç. Radar, 2009. Disponível em: <https://www.scribd.com/document_downloads/direct/61399533?extension=pdf&ft=143206 1366<=1432064976&user_id=28458165&uahk=97y9oE4p4kYap1CzM4p7iGGPHVs>EIGENFELDT, Arne. “A Composer’s Search for Creativity Within Computational Style Modeling.” Proceedings of the International Symposium of Electronic Art, no Simon Fraser University, 2015. Disponível em: http://isea2015.org/proceeding/submissions/ISEA2015_submission_18.pdf>
MATUCK, Artur. “Arte combinatória.” Cult, no 52 (novembro), 2001.
______. O potencial dialógico da televisão: comunicação e arte na perspectiva do receptor. São Paulo: Annablume, 1995.
______. “Processos de criação meta-autorais.” Portal Ciência & Vida - Filosofia, História, Psicologia e Sociologia - Editora Escala, 2010. Disponível em:
ROSSI, Paolo. Logic and the Art of Memory. Chicago: The University of Chicago Press, 2000.
ZWEIG, Janet. Ars Combinatoria: Mystical Systems, Procedural Art, and the Computer, Art Journal, Vol. 56, 1997.
OBRAS E MÚSICAS CITADAS
AI, Weiwei. Watermelon. Cerâmica. 38.1 X38.1 X 38.1 cm. 2006 (Lisson Gallery), 2011 (Casterline | Goodman Gallery).
______. Forever Bicycles. Bicicletas em tamanho real. 2630 X 353 X 957 cm. 2011 (Taipei Fine Arts Museum).
CAGE, John. 4:33. Recital ao vivo. Woodstock, New York. 1952.
DO ROSÁRIO, Artur Bispo. Manto Sagrado. Tecido costurado e remendado. 1995 (46ª Bienal de Veneza); 2012 (30ª Bienal de São Paulo).
DUCHAMP, Marcel. Fontain. Urinol de porcelana branco. 61 X 36 X 48 cm. 1917/1964 (Tate).
WARHOL, Andy. 1964. Brillo box. Caixas de papelão. Cada: 43.2 X43.2 X 35.6 cm. 1964 (Philadelphia Museum of Art).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.