Metacriação e sentido performativo

Autores

  • Antonio Herci Ferreira Júnior Universidade de São Paulo PGEHA - Interunidades de Pós Graduação em Estética e História da Arte
  • Ricardo Stuani Universidade Estadual Paulista (UNESP), Brasil

Palavras-chave:

Campo expandido, Metapartitura, Performance

Resumo

A metacriação modificou o processo de criação artística através da interatividade entre o pensamento humano, inteligência artificial e algoritmos de composição e construção de discursos automáticos. Este ensaio investiga algumas questões que surgem a partir disso.

Biografia do Autor

Antonio Herci Ferreira Júnior, Universidade de São Paulo PGEHA - Interunidades de Pós Graduação em Estética e História da Arte

Compositor, foi aluno de composição de H. J. Koellreutter. Graduado em Filosofia (USP/FFLCH), mestrando no programa de Pós Graduação em Estética e História da Arte (PGEHA) - MAC/ECA/FAU/FFLCH. Regente do CORALOCHA, Coral de intervenção urbana; criador e coordenador do PERCEX, núcleo de Percepção e Performance no Campo Expandido.

Ricardo Stuani, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Brasil

Mestre em Música pela UNESP; percussionista e compositor, membro do PERCEX. Foi Regente do PIAP, Grupo de Percussão da UNESP. Estudou com John Boudler e Carlos Stasi e é Educador Musical do Projeto Guri em São Paulo.

Referências

BOWN, Oliver; CAREY, Benjamin e EIGENFELDT, Arne. “Manifesto for a Musebot Ensemble: A Platform for Live Interactive Performance Between Multiple Autonomous Musical Agents.” In: Proceedings of the International Symposium of Electronic Art. Vancouver: Simon Fraser University, 2015. Disponível em: <http://isea2015.org/

proceeding/submissions/ISEA2015_submission_141.pdf>

BRASIL, Ivi; FERREIRA JR, Antonio Herci; MATUCK, Artur e STUANI, Ricardo. “Media Design as a Creative Language, the Artist as Meta-Artist.” In: Proceedings of the International Symposium of Electronic Art 2015. Vancouver: Simon Fraser University, 2015. [Trabalho ainda em curso, relatório a ser entregue em final de outubro.]

CAGE, John. 4:33. Recital ao vivo. Woodstock, New York, 1952.

______. Sonatas and Interludes for prepared piano. New York: Edition Peters, 1960.

CAUQUELIN, Anne. Arte contemporânea – uma introdução. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

DANTO, Arthur C. O mundo como armazém: Fluxus e Filosofia. 1. Brasília e Rio de Janeiro: CCBB, 2002.

______.“Marcel Duchamp e o fim do gosto: uma defesa da arte contemporânea.” ARS (São Paulo) 6 (12), p. 15–28, 2008.

______.“Sopa pop.” Página 12, outubro 25, seç. Radar, 2009. Disponível em: <https://www.scribd.com/document_downloads/direct/61399533?extension=pdf&ft=143206 1366&lt=1432064976&user_id=28458165&uahk=97y9oE4p4kYap1CzM4p7iGGPHVs>EIGENFELDT, Arne. “A Composer’s Search for Creativity Within Computational Style Modeling.” Proceedings of the International Symposium of Electronic Art, no Simon Fraser University, 2015. Disponível em: http://isea2015.org/proceeding/submissions/ISEA2015_submission_18.pdf>

MATUCK, Artur. “Arte combinatória.” Cult, no 52 (novembro), 2001.

______. O potencial dialógico da televisão: comunicação e arte na perspectiva do receptor. São Paulo: Annablume, 1995.

______. “Processos de criação meta-autorais.” Portal Ciência & Vida - Filosofia, História, Psicologia e Sociologia - Editora Escala, 2010. Disponível em:

ROSSI, Paolo. Logic and the Art of Memory. Chicago: The University of Chicago Press, 2000.

ZWEIG, Janet. Ars Combinatoria: Mystical Systems, Procedural Art, and the Computer, Art Journal, Vol. 56, 1997.

OBRAS E MÚSICAS CITADAS

AI, Weiwei. Watermelon. Cerâmica. 38.1 X38.1 X 38.1 cm. 2006 (Lisson Gallery), 2011 (Casterline | Goodman Gallery).

______. Forever Bicycles. Bicicletas em tamanho real. 2630 X 353 X 957 cm. 2011 (Taipei Fine Arts Museum).

CAGE, John. 4:33. Recital ao vivo. Woodstock, New York. 1952.

DO ROSÁRIO, Artur Bispo. Manto Sagrado. Tecido costurado e remendado. 1995 (46ª Bienal de Veneza); 2012 (30ª Bienal de São Paulo).

DUCHAMP, Marcel. Fontain. Urinol de porcelana branco. 61 X 36 X 48 cm. 1917/1964 (Tate).

WARHOL, Andy. 1964. Brillo box. Caixas de papelão. Cada: 43.2 X43.2 X 35.6 cm. 1964 (Philadelphia Museum of Art).

Downloads

Publicado

2015-11-26

Como Citar

FERREIRA JÚNIOR, A. H.; STUANI, R. Metacriação e sentido performativo. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, p. 58–71, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15693. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Seção temática