Coleções Privadas em Acervos de Museus de Arte Públicos
o caso da Cid Collection
Palavras-chave:
Colecionadores de arte, Colecionismo privado, MAC-USPResumo
O presente artigo discute a formação do patrimônio cultural brasileiro por meio de colecionismo privado. Elegemos, como estudo de caso, a Cid Collection, composta principalmente por fotografias e atualmente sob a guarda provisória do MAC-USP, segundo decreto judicial de 2005.
Referências
AMARAL, Aracy A. Textos do Trópico de Capricórnio: Bienais e artistas contemporâneos no Brasil. São Paulo: Editora 34, 1996. v. 3.
BANCO Santos cria instituto cultural. Folha de S. Paulo, São Paulo, 12 jan. 2002. Ilustrada. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq1201200214.htm>. Acesso em: 10 jul. 2015.
BARROS, Guilherme. O novo Brasil da mostra do redescobrimento. São Paulo: Centro Universitário Belas Artes, 2012.
BOURDIEU, Pierre. Cultural Reproduction and social reproduction. In: BROWN, Richard (org.) Knowledge, Education, and cultural change. Londres: Tavistock Publications, 1973, p. 71-112.
BOURDIEU, Pierre. Distinction: a social critique of the judgement of taste. Londres: Routledge, 1984.
BULHÕES, Maria Amélia (org.). As novas regras do Jogo: o sistema de arte no Brasil. Porto Alegre: Zouk Editora, 2014.
BULHÕES, Maria Amélia. Artes Plásticas: participação e distinção. Brasil nos anos 60/70. São Paulo: FFLCH Universidade de São Paulo, 1990. Tese de Doutorado.
CIDADE DE SÃO PAULO. Resolução N. 14/CONPRESP/2005. Publicado pela Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo. Diário Oficial de Cidade de São Paulo, São Paulo, p. 18, 23 dez. 2005.
COSTA, Helouise. Da fotografia como arte à arte como fotografia: a experiência do Museu de Arte contemporânea da USP na década de 1970. Anais do Museu Paulista. São Paulo. N. Sér. v.16. n.2. p. 131-173. jul.- dez 2008.
CRIMP, Douglas. On the museum’s ruins. Cambridge, Massachusets: The MIT Press, 1993.
DIMAGGIO, Paul e USEEM, Michael. Cultural democracy in a period of cultural expansion: the social composition of arts audiences in the United States. Social Problems, v. 26, n. 2, p. 179-97, Dez. 1978.
KANTOR, Sybil Gordon. Alfred H. Barr Jr. and the intellectual origins of the Museum of Modern Art. Cambridge, Massachusetts: The MIT Press, 2002.
MAGALHÃES, Ana Gonçalves. Pintura italiana do entre guerras nas Coleções Matarazzo e as origens do acervo do antigo MAM: arte e crítica de arte entre Itália e Brasil. Tese (Livre Docência em História da Arte) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.
MEGA-EXPOSIÇÃO traz estátuas chinesas milenares a São Paulo. Folha Online, São Paulo, 19 fev. 2003. Ilustrada. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/ folha/ilustrada/ult90u30831.shtml>. Acesso em: 10 jul. 2015.
MOSTRA do Redescobrimento é inaugurada em SP. Folha de S. Paulo, São Paulo, 24 abr. 2000. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/fol/brasil500/500mostra.htm>.Acesso em: 15 julho 2015.
“O TESOURO dos Mapas” mostra a formação do Brasil. Agência Brasil – Empresa Brasileira de Comunicação. Brasília, DF, 01 dez. 2002. Disponível em: <http://memoria.ebc.com.br/agenciabrasil/noticia/2002-12-01/tesouro-dos-mapas-mostra-formacao-do-brasil>. Acesso em: 10 jul. 2015.
PIZA, Daniel. 22ª Bienal de SP quer ser a ‘ONU’ da Arte. Folha de S. Paulo, p. 1. 26 jul. 1994.(Ilustrada). Disponível em: <http://acervo.folha.com.br/fsp/1994/07/26/21/>. Acesso em: jun. 2015.
TEXTO da exposição e textos de curadoria por Helouise Costa para a mostra Fotógrafos da Cena Contemporânea no site do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, São Paulo, nov. 2011. Disponível em: http://www.mac.usp.br/mac/EXPOSI%C7OES/2011/fotografos/textos.htm. Acesso em: jun. 2015.
TUTTOILMONDO, Joana. Presente nos museus: processos de formação de acervos de arte contemporânea brasileira. Tese (Doutorado em História e Fundamentos da Arquitetura e do Urbanismo) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.
THOMPSON, Donald N. The $12 million stuffed shark: the curious economics of contemporary art. New York: Palgrave Macmillan, 2008.
VIEIRA, Ana Maria Leitão. O Instituto Cultural Banco Santos, S.l., 14 mar. 2013. Disponível em: http://anamuseologa.blogspot.com.br/2013/03/o-instituto-cultural-banco-santos. html>. Acesso em: 15 jul. 2015.
WU, Chin-Tao. A privatização da cultura. São Paulo: Boitempo, 2006.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.