Coleções Privadas em Acervos de Museus de Arte Públicos

o caso da Cid Collection

Autores

Palavras-chave:

Colecionadores de arte, Colecionismo privado, MAC-USP

Resumo

O presente artigo discute a formação do patrimônio cultural brasileiro por meio de colecionismo privado. Elegemos, como estudo de caso, a Cid Collection, composta principalmente por fotografias e atualmente sob a guarda provisória do MAC-USP, segundo decreto judicial de 2005.

Biografia do Autor

  • Jane Aparecida Marques, Universidade de São Paulo (USP), Brasil

    Jane Aparecida Marques. Livre Docente. Professora do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte e do Programa de Mestrado Profissional em Empreendedorismo, ambos da Universidade de São Paulo. E-mail: janemarq@usp.br.

  • Patricia Branco Cornish, Universidade de São Paulo (USP), Brasil

    Mestranda do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte da Universidade de São Paulo (MAC-USP). Tema de Pesquisa Mestrado: Coleções de Arte Privadas no Brasil. 

    Iniciou seus estudos em história da arte e

    curadoria através de cursos de especialização no Courtauld Institute of Art e Central Saint Martins, em Londres (Grã-Bretanha) onde viveu por mais de uma década. Formada em administração pela FEA-USP (1994), trabalhou em análise de investimentos e crédito no mercado financeiro brasileiro e internacional. Em 2004, obteve o titulo de MBA pela IESE Business School (2004), em Barcelona na Espanha. 

    E-mail: patriciacornish@usp.br

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Publicado

2015-11-26

Edição

Seção

Artigos - Seção aberta

Como Citar

Coleções Privadas em Acervos de Museus de Arte Públicos: o caso da Cid Collection. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, p. 144–159, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15694. Acesso em: 19 dez. 2024.

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