A “Era de Ouro” da Loose Moose Theatre Company
A formação e perpetução da companhia através da pedagogia de Keith Johnstone
Palavras-chave:
Keith Johnstone, Loose Moose Theatre Company, Sistema ImproResumo
Keith Johnstone, professor, teórico e criador pioneiro de práticas de teatro de improvisação, fundou a Loose Moose Theatre Company em Calgary, em 1977, para demonstrar a impro e uma temporada ambiciosa de peças, muitas escritas por ele mesmo. O formato de Theatresports de Johnstone foi o veículo que catapultou a impro e a Loose Moose para o palco mundial no início dos anos 80 - a “Era de Ouro”. Porém, na medida que Johnstone começa a se afastar da posição de diretor artístico, a reputação da Loose Moose como uma companhia de teatro inovadora e radical diminui. Por quê? Este artigo explora a pedagogia de Johnstone e como ela influenciou sua direção artística e formação e perpetuação da Loose Moose através de sua “Era de Ouro”.
Referências
FOREMAN, Kathleen. Depoimento (21 de Abril 2010). Entrevistador: Theresa Robbins Dudeck.
FOREMAN, Kathleen; MARTINI, Clem. Something Like a Drug: An Unauthorized Oral History of Theatresports. Red Deer, Alta: Red Deer College Press, 1995.
HOBSON, Louis B. Loose Moose Galloping Fun. Albertan, Calgary, 1 Nov. 1977.
_____. What a Nightmare. Calgary Sun, 9 Mar. 1984, p. 43.
JOHNSTONE, Keith. The Cord. c. 1968. In: The Last Bird: Stories and Plays. Berlin: Alexander Verlag, 2012.
_____. Impro: Improvisation and the Theatre. 1979. New York: Routledge, 1992.
_____. The Last Bird. 1972. First ed. Toronto: Playwrights Canada, 1981.
_____. Robinson Crusoe. c. 1969. In: The Last Bird: Stories and Plays. Berlin: Alexander Verlag, 2012.
_____. Depoimentos e correspondências (Agosto 2009 – Janeiro 2013). Entrevistador: Theresa Robbins Dudeck.
TONKEN, Mel. Depoimento (16 de Outubro 2012). Entrevistador: Theresa Robbins Dudeck.
TOTINO, Frank. Depoimento (21 de abril 2010). Entrevistador: Theresa Robbins Dudeck.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.