AS BIENAIS NACIONAIS DE SÃO PAULO
O CASO DA PRÉ-BIENAL 1970
Palavras-chave:
Bienais Nacionais de São Paulo, Fundação Bienal, arte brasileira na década de 1970Resumo
O objetivo deste artigo é apresentar a primeira de uma série de quatro exposições realizadas pela Fundação Bienal de São Paulo entre os anos 1970 e 76, denominadas Bienais Nacionais de São Paulo. Buscou-se analisar o motivo pelo qual foi criada a Pré-Bienal 1970, a sua função e a sua relevância para a Fundação Bienal de São Paulo e para o cenário histórico-artístico do período, a partir de pesquisa elaborada em documentos históricos presentes no Arquivo Histórico Wanda Svevo, da historiografia da arte e da crítica da época. Apesar de serem mostras organizadas pela Fundação Bienal, as Bienais Nacionais foram marginalizadas pela própria história construída pela Fundação e preteridas pela historiografia da arte.
Referências
AFFONSECA, J. H. Ofício XBSP/1843, de José Humberto Affonseca para os Governadores de todos os Estados Brasileiros e seus secretários de educação. São Paulo, 28 jan. 1970. 2 f. Arquivo Histórico Wanda Svevo. Fundação Bienal de São Paulo.
AMARANTE, Leonor. As Bienais de São Paulo/1951 a 1987. São Paulo: Projeto, 1989.
ALAMBERT, Francisco; CANHÊTE, Polyana. As Bienais de São Paulo: da era do Museu a era dos curadores (1951-2001). São Paulo : Boitempo, 2004.
AMARAL, Aracy (org.). Arte e meio artístico: entre a feijoada e o x-burguer. São Paulo: Nobel, 1982.
________. Arte para quê? A preocupação social na arte brasileira: 1930-1970. São Paulo: Nobel, 1987.
________. Bienais ou Da impossibilidade de reter o tempo. In: Revista USP, São Paulo, n.52, dez/fev 2001-2002.
________. Textos do trópico de Capricórnio: Modernismo, Arte Moderna e o Compromisso com o lugar. São Paulo: Editora 34, 2006.
AULER, H. Na Pré-Bienal, você conhece a nossa arte. Diário da Noite, Edição Matutina, São Paulo, 12 set. 1970 (a).
________. Quatro críticos de arte que, juntamente com Jorge Romero Brest, da Argentina, compuseram o juro internacional da I Pré-Bienal de São Paulo: Marc Berkowitz, da Guanabara; Liseta Levi, de São Paulo; James J. Sweeney, dos Estados Unidos; e Hugo Auler, de Brasília. Correio Braziliense, Brasília, 18 set. 1970 (b). Bienal Nacional. Diário de São Paulo, São Paulo, 5 fev. 1967.
COELHO NETO, José Teixeira. Bienal de São Paulo: o suave desmanche de uma ideia. In: 50 anos de Bienal Internacional de São Paulo, Revista USP, n. 52, dez/fev 2001-2002.
Escolhidos os nomes nacionais para a XI Bienal de São Paulo. Diário Popular, São
Paulo, 3 out. 1970.
Estuda-se criação de Bienal Nacional. O Estado de São Paulo, São Paulo, 5 fev. 1967.
FARIAS, Agnaldo (org.). Bienal 50 anos: 1951-2001. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo, 2001.
FERRAZ, G. Pré-Bienal: primeiras considerações. O Estado de São Paulo, São Paulo, 13 set. 1970.
FICO, Carlos. Além do golpe: versões e controvérsias sobre 1964 e a Ditadura Militar. Rio de Janeiro: Record, 2004.
________. Como eles agiam: os subterrâneos da Ditadura Militar: espionagem e polícia política. Rio de Janeiro: Record, 2001.
________. Reinventando o Otimismo: Ditadura, propaganda e imaginário social no Brasil. Rio de Janeiro: Editora Fundação Getúlio Vargas, 1997.
LEITE, José Roberto Teixeira. Dicionário crítico da pintura no Brasil. Rio de Janeiro: Artlivre, 1988.
MARANCA, P. A Bienal Internacional de Arte Moderna de São Paulo foi dividida em duas exposições, uma nacional que está sendo montada e outra internacional a ser inaugurada ano que vem, para que os artistas brasileiros passassem a ter uma exposição toda sua, sem descontentamentos. Última Hora, São Paulo, 11
ago. 1970.
MATARAZZO SOBRINHO, F. Release para imprensa. São Paulo, 1968. Arquivo Histórico Wanda Svevo. Fundação Bienal de São Paulo.
MATARAZZO SOBRINHO, F. Ofício PRÉ/2736. São Paulo, 30 set. 1970. Arquivo Histórico Wanda Svevo. Fundação Bienal de São Paulo.
MAURICIO, J; TEIXEIRA LEITE, J. R. Carta de Jayme Maurício e José Roberto Teixeira Leite para Francisco Matarazzo Sobrinho. São Paulo, 30 jan. 1968. 2 f. Arquivo Histórico Wanda Svevo. Fundação Bienal de São Paulo.
MORAIS, F. Pré-Bienal, uma lástima. Diário de Notícias, Rio de Janeiro, 7 out. 1970.
O’DOHERTY, Brian. No interior do cubo branco. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
PEDROSA, M. Carta de Mário Pedrosa (ABCA) para Luiz Fernando Rodrigues Alves (Fundação Bienal). São Paulo, 15 ago. 1967. 2 f. Arquivo Histórico Wanda Svevo. Fundação Bienal de São Paulo.
PRÉ-BIENAL DE SÃO PAULO, 1970, São Paulo. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo, 1970. Catálogo geral.
RODRIGUES ALVES, L. F. Carta de Luiz Fernando Rodrigues Alves (Fundação Bienal) para Caciporé Torres. São Paulo, 6 jul. 1967. 2 f. Arquivo Histórico Wanda Svevo. Fundação Bienal de São Paulo. (a)
RODRIGUES ALVES, L. F. Ofício IXB/1715, de Luiz Fernando Rodrigues Alves (Fundação Bienal) para José Geraldo Vieira, Fábio Magalhães, Maria Bonomi, Sergio Ferro, Jayme Mauricio e José Roberto Teixeira Leite. São Paulo, 28 dez. 1967. 2 f. Arquivo Histórico Wanda Svevo. Fundação Bienal de São Paulo. (b)
SCHROEDER, Caroline Saut. X Bienal de São Paulo: sob os efeitos da contestação.2011. [189 p.]. (Dissertação de Mestrado em Artes Visuais) – Escola de Comunicação e Artes – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.
SPRICIGO, Vinicius. Modos de Representação da Bienal de São Paulo: A passagem do internacionalismo à globalização cultural. São Paulo: Hedra, 2011.
VIEIRA, J. G. Pré-Bienal. Folha de São Paulo, São Paulo, 18 out. 1970.
ZAGO, Renata Cristina de Oliveira Maia. As Bienais nacionais de São Paulo: 1970-76. 2013. [180 p.] (Tese de Doutorado em Artes Visuais) – Instituto de Artes – Universidade Estadual de Campinas, Campinas - São Paulo, 2013.
ZÍLIO, Carlos. Depoimento a Paulo Sérgio Duarte, Fernando Cocchiarale e outros. In: Arte e política: 1966-1976. Rio de Janeiro: MAM, 1996. Catálogo de exposição.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.