PARA ALÉM DAS REPRESENTAÇÕES CONVENCIONAIS
A ideia de arte latino-americana em debate
DOI:
https://doi.org/10.35699/2238-2046..15709Palavras-chave:
arte latino-americana, cartografia, latino-americanismoResumo
Este texto procura colocar em questão como as noções de América latina e de arte latino-americana foram assimiladas, recebidas, difundidas e criticadas em diferentes contextos geográficos, artísticos e institucionais, concentrando-se em alguns exemplos precisos: textos críticos, obras que criaram representações cartográficas alternativas e grandes exposições realizadas nos anos 1990 e 2000. Tem como objetivo maior discutir como se deu a articulação global da ideia de arte latino-americana, em especial a partir da década de 1970.
Referências
ADES, DAWN. Arte na América Latina – A Era Moderna, 1820-1980. São Paulo: Cosac & Naify, 1997.
AMARAL, Aracy. Arte e meio artístico: entre a feijoada e o x-burguer, São Paulo, Nobel, 1982.
_____. Textos do Trópico de Capricórnio. São Paulo: Ed. 34, 2006, vol. 2.
BRETT, Guy. Transcontinental. Nine Latin American Artists. Verso: Manchester, 1990.
CANCLINI, Nestor Garcia. Culturas híbridas. Estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: Edusp, 2003.
_____. Latino-americanos à procura de um lugar neste século. São Paulo: Iluminuras, 2008.
CAMNITZER, Luis. “Carta desde Porto Alegre”, Art Nexus. N° 27, 1998. In: ROMERO, Alicia; GIMÉNEZ, Marcelo. I Bienal del Mercosul. Porto Alegre, 1997.
www.deartesypasiones.com.ar.
CATTANI, Icleia. “Mundialização e criação de utopias na arte contemporânea – cartografias de Anna Bella Geiger e Guillermo Kuitica. In: BERTOLI, Mariza e STIGGER, Verônica. Arte, crítica e mundialização. São Paulo: ABCA e Imprensa Oficial,2007, pp. 189-197.
COCCHIARALE, Fernando. O pão nosso de cada dia. In: Beijo. Rio de Janeiro: [s.n.], 1980.
COSTA, Maria Luiza C. de Carvalho. “América Latina: cartografias poéticas”. In: Anais do VIII Encontro de História da Arte da Unicamp, 2012, pp. 439-447.
DELGADO, L. Elena; ROMERO, Rolando J. “Local Histories and Global Designs: An Interview with Walter Mignolo”. In: Discourse, 22.3, Fall 2000, p. 7-33.
http://people.duke.edu/~wmignolo/InteractiveCV/Publications/LocalHistories.pdf.
FABRIS, Annateresa. “Duas cartografias da América Latina: Joaquín Torres García e Anna Bella Geiger”. In: BULHÕES. Maria Amélia e KERN, Maria Lúcia (org.). América Latina: territorialidade e práticas artísticas. Porto Alegre: EDUFRGS, 2002, PP. 76-89.
DOS ANJOS, Moacir. “Desmanches de bordas: Notas sobre identidade cultural no Nordeste do Brasil”. In: HOLLANDA, Heloísa Buarque de (org.). Artelatina: cultura, globalização e identidades. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2000, p. 45-59.
INTERLENGHI, Luiza. “A felicidade é o problema fundamental da arte”. Entrevista de Frederico Morais a Luiza Interlenghi. Arte & Ensaios. Revista do Programa de pós-graduação em artes Visuais da UFRJ, nº 28, dez. 2014, PP. 7-25.
JAREMTCHUK, Dária. Anna Bella Geiger: passagens conceituais. Belo Horizonte, C/ Arte, 2007.
KNAAK, Bianca. As bienais de artes visuais do Mercosul: utopias & protagonismos em Porto Alegre. 1997-2003. Tese (Doutorado em História), UFRGS, Porto Alegre, 2008.
LÓPEZ, Miguel Ángel. “How Do We Know What Latin American Conceptualism Looks Like?” Afterall, nº 23 (Spring 2010), s/p.
MAROJA, Camila; WINOGRAD, Abigail. “Vectors or Constellations? Curatorial Narratives of Latin American Art”. ARTL@S BULLETIN, vol. 3, nº 2 (Fall 2014), pp.83-96.
MELENDI, Maria Angélica. “Da adversidade vivemos ou uma cartografia em construção”. Revista do Instituto Arte das Américas, Belo Horizonte, ano 2, vol. I, 2004. In: http://icaadocs.mfah.org/icaadocs/ELARCHIVO/RegistroCompleto/tabid/99/doc/808351/language/es-MX/Default.aspx.
MIGNOLO, Walter. La idea de América Latina. La herida colonial y la opción decolonial. Barcelona: Gedisa editorial, 2007.
MORAIS, Frederico. Artes plásticas na América Latina: do transe ao transitório. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1979.
_____. “Reescrevendo a história da arte latino-americana”. In: Catálogo Geral da I Bienal do Mercosul. Porto Alegre: FBAVM, 1997, pp. 7-15.
MOSQUERA, Gerardo. “Contra el arte latinoamericano”. In: Una nueva história del arte en América Latina. Oaxaca (México): UNAM, 1996, s/p.
_____. “Más alla de la Antropofagia. Arte e Internacionalización”. In: CAVALCANTI, Ana; COUTO, Maria de Fátima Morethy; MALTA, Marize (orgs.). Anais do XXXI Colóquio do Comitê Brasileiro de História da Arte, Campinas, Unicamp, 2011, pp. 71-87.
PAZ, Octávio. El signo y el garabato. México: Joaquín Motriz, 1975.
PLANTE, Isabel. “La distancia y el lugar: producciones visuales entre el Plata y el Sena durante los años sesenta”. Artelogie, nº 6, 2014, s/p.
QUILES, Daniel. “Exhibition as Network, Network as Curator: Canonizing Art from “Latin America”. ARTL@S BULLETIN, vol. 3, nº 1 (Spring 2014), pp. 63-78.
RODRIGUEZ, Joaquin Barriendos. La idea del arte latinoamericano. Estudos globales del arte, geografías subalternas, regionalismos críticos. Tese (Facultat de Geografia I Història), Universitat de Barcelona, 2013. SEFFRIN, Silvana (org.). Frederico Morais, Rio de Janeiro, Funarte, 2004.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Maria de Fátima Morethy Couto

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.