Arte contemporânea

correntes mundiais em transição para além da globalização

Autores

  • Terry Smith Universidade de Pittsburgh, Estados Unidos

Palavras-chave:

arte contemporânea, globalização, arte

Resumo

Neste artigo o autor questiona as denominações de “arte global” e “arte mundial”, e propõe pensar um estado de “contemporaneidade”, no qual três grandes correntes surgidas a partir de 1989 são expostas: uma derivada do moderno Euro-americano, uma fundamentada na crítica pós-colonialista, e uma mais independente, aberta a explorações experimentais de temporalidade, lugar, afiliação e afeto, condições incertas da vida dentro de um frágil planeta.

Biografia do Autor

Terry Smith, Universidade de Pittsburgh, Estados Unidos

Terence Edwin Smith, nascido na Austrália em 1944, é historiador da arte, crítico de arte e artista. Foi membro ativo do grupo de arte conceitual Art & Language entre 1972 e 1976, e atualmente é professor do Departamento de História da Arte da Universidade de Pittsburgh e professor visitante da Universidade de Sydney. Publicou numerosos artigos e livros, entre os quais Architecture of Aftermath (2006) e What is Contemporary Art? (2009)

Referências

BELTING, Hans; BUDDENSIEG, Andrea. Introduction. In: _____. The Global Contemporary, exhibition guide. ZKM Karlsruhe, 2011.

JAMESON, Fredric. The Seeds of Time. New York: Columbia University Press, 2004.

HUGHES, Robert. Nothing If Not Critical: Selected Essays on Art and Artists. London: Harvill, 1990.

ROSE, Gideon. Making Modernity Work: The Reconciliation of Capitalism and Democracy. In: ROSE, Gideon; TEPPERMAN, Jonathan (eds.). The Clash of Ideas. New York: Foreign Affairs, 2012.

SPIVAK, Gayatri Chakravorty. Death of a Discipline. New York: Columbia University Press, 2003.

Downloads

Publicado

2017-05-31

Como Citar

SMITH, T. Arte contemporânea: correntes mundiais em transição para além da globalização. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, p. 146–163, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15710. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Seção temática