A Angústia da Influência nas Artes Visuais e na Literatura, com Harold Bloom

Autores

  • Maria do Ceu DIEL DE Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Brasil

Palavras-chave:

Bloom, Angústia da Influência, artes visuais, poesia

Resumo

Estes escritos buscam entender a possibilidade de migrar as categorias poéticas elencadas por Harold Bloom na Angustia da Influência - clinamen, tessera, kenosis, demonização, askesis e apófrades - para as artes visuais como forma de entendimento, compreensão e superação da influência poética/artística. Assim, acredito que as mesmas categorias de Bloom para a literatura podem ser escopo de processo criativo nas artes visuais.

Biografia do Autor

Maria do Ceu DIEL DE Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Brasil

É graduada em Educação Artistica pela Universidade Estadual de Campinas (1989), Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1996) e Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Atualmente é Professora Associada do Departamento de Desenho da Escola de Belas Artes. Foi Chefe do Departamento de Desenho da Escola de Belas Artes entre 2008 e 2010. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Gravura Desenho e questões relacionadas á Memória e ao Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: Artes Plásticas, Artes Visuais, Memória, Educação e Memória. Pesquisa a relação da Arte da Memória com a Retórica nas produções da Arte. Realizou estudos Pós Doutorais concomitantes na UNICAMP, junto ao Laboratório de Estudos Audio Visuais-OLHO, sob coordenação do Prof. Dr. Milton José de Almeida e na Universtá degli Studi di L´Aquila, no Dipartamento di Culture Comparate , sob tutoria do Prof. Dr. Angelo Turco.Coordena o LINHA: Grupo de Pesquisa sobre o Desenho e a Palavra , sediado na EBA-UFMG.Foi bolsista da Fundación Carolina para desenvolver sua pesquisa sobre Tipografia e Arquitetura junto a Universidad de Granada em Novembro de 2011. Professora Participante do Programa de Pós Graduação em Educação na FE-UNICAMP.Atualmente é Professora residente do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares- IEAT- da UFMG.

Referências

BÍBLIA DE JERUSALEM. São Paulo: PAULUS Editora, 2014.

BLOOM, Harold. Abaixo as verdades sagradas. São Paulo: Companhia de Bolso, 2012.

__________ The Anatomy of the Influence- Literature as a Way of Life. Londres:Yale University Press, 2011.

__________ A Angústia da Influência: uma teoria da Poesia. Lisboa: Edições Cotovia, 1991.

BOLZONI, Lina. Il cuore di Cristallo- Ragionamento d´amore, poesia e ritratto nel Rinascimento. Torino: Giulio Einaudi Editore, 2011.

BROOK, Peter. O espaço vazio. Lisboa: Ed. Orfeu Negro, 2011.

CORNFORD. F.M. Principium Sapientiae: As origens do Pensamento Filosófico Grego. Lisboa: Editora Fundação Calouste Gulbenkian, 1989.

FOSTER, Kurt M., MAZZUCO, Katia: Introduzione ad Aby Warburg e all Atlante della Memoria. Milano: Bruno Mondadori, 2002.

MUHANA, Adma: Poesia e Pintura ou Pintura e Poesia - Tratado Seiscentista de Manuel Pires de Almeida. São Paulo: FAPESP/EdUSP, 2002.

OLIVEIRA, Maria do Céu Diel. Conversações com imagens. In: Diálogos com a Arte. Revista de Arte, Cultura e Educação, volume 1, Pgs. 9 a 22. Braga, Portugal, 2010.

YATES, Frances A: The Theatre of the World. New York: Barnes and Noble, 2009.

Filmografia:

FIENNES, Sophie. Over Your Cities Grass Will Grow. Germany, Alive Mind Cinema.

Downloads

Publicado

2017-05-31

Como Citar

OLIVEIRA, M. do C. D. D. A Angústia da Influência nas Artes Visuais e na Literatura, com Harold Bloom. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, p. 178–194, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15712. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Seção Aberta: Artes Plásticas, Visuais e Interartes