A Angústia da Influência nas Artes Visuais e na Literatura, com Harold Bloom
DOI:
https://doi.org/10.35699/2238-2046..15712Palavras-chave:
Bloom, Angústia da Influência, artes visuais, poesiaResumo
Estes escritos buscam entender a possibilidade de migrar as categorias poéticas elencadas por Harold Bloom na Angustia da Influência- clinamen, tessera, kenosis, demonização, askesis e apófrades - para as artes visuais como forma de entendimento, compreensão e superação da influência poética/artística. Assim, acredito que as mesmas categorias de Bloom para a literatura podem ser escopo de processo criativo nas artes visuais.
Referências
BÍBLIA DE JERUSALEM. São Paulo: PAULUS Editora, 2014.
BLOOM, Harold. Abaixo as verdades sagradas. São Paulo: Companhia de Bolso, 2012.
__________ The Anatomy of the Influence- Literature as a Way of Life. Londres:Yale University Press, 2011.
__________ A Angústia da Influência: uma teoria da Poesia. Lisboa: Edições Cotovia, 1991.
BOLZONI, Lina. Il cuore di Cristallo- Ragionamento d´amore, poesia e ritratto nel Rinascimento. Torino: Giulio Einaudi Editore, 2011.
BROOK, Peter. O espaço vazio. Lisboa: Ed. Orfeu Negro, 2011.
CORNFORD. F.M. Principium Sapientiae: As origens do Pensamento Filosófico Grego. Lisboa: Editora Fundação Calouste Gulbenkian, 1989.
FOSTER, Kurt M., MAZZUCO, Katia: Introduzione ad Aby Warburg e all Atlante della Memoria. Milano: Bruno Mondadori, 2002.
MUHANA, Adma: Poesia e Pintura ou Pintura e Poesia - Tratado Seiscentista de Manuel Pires de Almeida. São Paulo: FAPESP/EdUSP, 2002.
OLIVEIRA, Maria do Céu Diel. Conversações com imagens. In: Diálogos com a Arte. Revista de Arte, Cultura e Educação, volume 1, Pgs. 9 a 22. Braga, Portugal, 2010.
YATES, Frances A: The Theatre of the World. New York: Barnes and Noble, 2009.
Filmografia:
FIENNES, Sophie. Over Your Cities Grass Will Grow. Germany, Alive Mind Cinema.
2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Maria do Ceu Diel de Oliveira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.