A Angústia da Influência nas Artes Visuais e na Literatura, com Harold Bloom
Palavras-chave:
Bloom, Angústia da Influência, artes visuais, poesiaResumo
Estes escritos buscam entender a possibilidade de migrar as categorias poéticas elencadas por Harold Bloom na Angustia da Influência - clinamen, tessera, kenosis, demonização, askesis e apófrades - para as artes visuais como forma de entendimento, compreensão e superação da influência poética/artística. Assim, acredito que as mesmas categorias de Bloom para a literatura podem ser escopo de processo criativo nas artes visuais.
Referências
BÍBLIA DE JERUSALEM. São Paulo: PAULUS Editora, 2014.
BLOOM, Harold. Abaixo as verdades sagradas. São Paulo: Companhia de Bolso, 2012.
__________ The Anatomy of the Influence- Literature as a Way of Life. Londres:Yale University Press, 2011.
__________ A Angústia da Influência: uma teoria da Poesia. Lisboa: Edições Cotovia, 1991.
BOLZONI, Lina. Il cuore di Cristallo- Ragionamento d´amore, poesia e ritratto nel Rinascimento. Torino: Giulio Einaudi Editore, 2011.
BROOK, Peter. O espaço vazio. Lisboa: Ed. Orfeu Negro, 2011.
CORNFORD. F.M. Principium Sapientiae: As origens do Pensamento Filosófico Grego. Lisboa: Editora Fundação Calouste Gulbenkian, 1989.
FOSTER, Kurt M., MAZZUCO, Katia: Introduzione ad Aby Warburg e all Atlante della Memoria. Milano: Bruno Mondadori, 2002.
MUHANA, Adma: Poesia e Pintura ou Pintura e Poesia - Tratado Seiscentista de Manuel Pires de Almeida. São Paulo: FAPESP/EdUSP, 2002.
OLIVEIRA, Maria do Céu Diel. Conversações com imagens. In: Diálogos com a Arte. Revista de Arte, Cultura e Educação, volume 1, Pgs. 9 a 22. Braga, Portugal, 2010.
YATES, Frances A: The Theatre of the World. New York: Barnes and Noble, 2009.
Filmografia:
FIENNES, Sophie. Over Your Cities Grass Will Grow. Germany, Alive Mind Cinema.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.