AÇÕES POÉTICAS NA CIDADE - PRÓ-QUINTAL
VOCÊ AINDA TEM QUINTAL?
Palavras-chave:
ações poéticas, cidade, natureza, quintal.Resumo
Este estudo aborda o espaço urbano como campo aberto a criações poéticas. Reúne um conjunto de ações práticas e propostas realizadas segundo um olhar afetivo, crítico e subjetivo aos espaços das cidades de Uberlândia e Patos de Minas,em Minas Gerais. Aspráticas foram denominadas “arte urbana e ambiental”, pois envolvem ações em espaços escolhidos através de uma vivência cotidiana, enfatizando aspectos do contexto urbano e ambiental. A cidade e a natureza são a matéria da pesquisa e, simultaneamente, projeto poético. Nesses ambientes, estabelecem-se relações com lugares, percursos e deslocamentos, assim como o provável encontro com o “outro”.
Referências
ARDENNE, Paul. Un arte contextual: creación artística en medio urbano, en situación, de intervención, de participación. Murcia: Cendeac, 2002.
ARGAN, Giulo Carlo. História da arte como história da cidade. Tradução Pier Luigi Cabra. São Paulo: Martins Fontes, 1995.
BOURRIAUD, Nicolas. Estética relacional. Tradução de Denise Bottmann. São Paulo: Martins, 2009.
BULHÕES, Maria Amélia. Faz-se o caminho ao andar? Disponível em: <http://www.sul21.com.br/jornal/faz-se-o-caminho-ao-andar> Acesso em: 10 agosto 2013.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: 1 Artes de fazer. Tradução de Ephraim Ferreira Alves. Petrópolis: Vozes, 2012.
FARKAS, Solange Oliveira. Joseph Beuys: a revolução somos nós. Catálogo de exposição. São Paulo: Sesc Pompeia, 2010.
GUATARRI, Felix e ROLNIK, Suely. Micropolítica . Cartografia do Desejo. Petrópolis: Editora Vozes. 2000.
MARQUEZ, Renata. Cidades em instalação: arte contemporânea no espaço urbano. 2000.
Dissertação (Mestrado em Arquitetura) — Faculdade de Arquitetura, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.
ARQUEZ, Renata; CANÇADO, Wellington. Domesticidades. Belo Horizonte: Instituto Cidades Criativas/ICC, 2010.
SILVA, Breno; GANZ, Louise. Lotes vagos: ocupações experimentais. Belo Horizonte: ed. Instituto Cidades Criativas, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.