A encenação de um instante
Sobre Haruo Ohara
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2019.15725Palavras-chave:
Fotografia de arte, Encenação de imagem, Haruo OharaResumo
Este artigo tem dois objetivos: o de apresentar em grandes linhas a poética do fotógrafo nipo-brasileiro Haruo Ohara, e o de refletir sobre o caráter teatral de suas imagens, que são, a um só tempo, encenação e representação de imagens, tornando visível um universo do provável e do possível, sem necessariamente fazer referência a uma realidade.
Referências
AUMONT, Jacques. Cinéma et la mise en scène. Paris: Armand Colin, 2015.
BARTHES, Roland. A Câmara clara: nota sobre fotografia. Tradução de Júlio Castañon Guimarães. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
BARTHES, Roland. Le lexique de l ́auteur. Séminaire à L ́École pratique des hautes études – 1973-1974. Suivi de Fragments inédits du Roland Barthes par Roland Barthes. Paris: Seul, 2010.
BELTING, Hans. Antropologia da imagem. Para uma ciência da imagem. Tradução de Artur Morão. Lisboa: KKYM/EAUM, 2014.
DELEUZE, Gilles. Cinema 2 – imagem e tempo. Trad.: Eloisa de Araujo Ribeiro. São Paulo: Brasiliense, 2007.
LOSNAK, Marcos; IVANO, Rogério. Lavrador de imagens: uma biografia de Haruo Ohara. Londrina : S. H. Ohara, 2003.
POIVERT, Michel. Brève histoire de la photographie. Paris: Harzan, 2015.
POIVERT, Michel. La Photographie contemporaine. Paris: Flammarion, 2010.
SONTAG, Susan. Sobre Fotografia. Trad.: Rubens Figueiredo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
SOULAGES, François. Estética e fotografia. Perda e permanência. Trad.: Iraci Poleti; Regina Salgado Campos. São Paulo: Senac, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.