O Look nos filmes Direito de Amar, Azul É A Cor Mais Quente e Moonlight: sob a luz do luar

Autores

  • Pedro Felipe Pinho Souza Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Brasil

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2019.15727

Palavras-chave:

Look, Correção de cor, Colorização digital

Resumo

Este artigo analisará a utilização da cor na produção e pós-produção cinematográfica. Primeiro, é importante investigar a nomeação e classificação dos termos utilizados na área para os processos de manipulação da cor na imagem. Correção de cor, color grading, colorização digital, look, correções primárias, correções secundárias são termos que serão conceituados e analisados. Posteriormente, o artigo irá focar exclusivamente no look. Através de um apanhado histórico, o artigo busca mostrar o desenvolvimento dos significados na cor na imagem. Três filmes serão analisados para demonstrar a importância da utilização criativa da cor na construção narrativa da obra cinematográfica.

Biografia do Autor

Pedro Felipe Pinho Souza, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Brasil

Doutorando em Artes Visuais - Instituto de Artes, Unicamp

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Publicado

2019-05-17

Como Citar

SOUZA, P. F. P. O Look nos filmes Direito de Amar, Azul É A Cor Mais Quente e Moonlight: sob a luz do luar. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 9, n. 17, p. 123–152, 2019. DOI: 10.35699/2237-5864.2019.15727. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15727. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Seção aberta