“PLANETA TERRA”
Onde estava toda essa diversidade?
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2019.15728Palavras-chave:
Curta-metragem, Coletivo, Animação brasileira, Artista animadorResumo
O presente texto faz uma análise da produção coletiva do curta-metragem de animação brasileiro “Planeta Terra” (1986), com objetivo de mostrar indicadores sobre as condições de atuação e aprendizagem do artista animador brasileiro no contexto do cinema de animação brasileiro da época. Nessa perspectiva, o texto apresenta uma análise das qualidades gráficas e do domínio técnico de concepção do movimento animado, propostos por alguns artistas animadores autores do curta-metragem, no intuito de relacioná-las às habilidades adquiridas por meio da prática da animação nos respectivos contextos de atuação profissional.
Referências
ANIMATION HAS NO BORDERS. Direção: Peter Sweenen. Holanda (1985). Arquivo digital: 4’16” Disponível em: <https://goo.gl/rr9byQ>. Acesso em: 19 mar. 2018.
BUCCINI, Marcos. História do Cinema de Animação em Pernambuco. Recife: Serifa Fina, 2017.
CENTRO TÉCNICO AUDIOVISUAL. Disponível em: <http://ctav.gov.br>. Acesso em: 19 mar. 2018.
GALVÃO, Arnaldo. Arnaldo Galvão: Entrevista concedida a Sávio Leite, [s.d].
JOHNSTON, Ollie; THOMAS, Frank. Illusion of Life: The Disney Animation. New York: Hyperion, 1981.
INAGAKI, Mitiko; PAULA, Bruna Thaís; SCHNEIDER, Carla. O legado canadense, através do NFB, no desenvolvimento do cinema de animação no Brasil. In: SEMINÁRIO DE HISTÓRIA DA ARTE DO CENTRO DE ARTES DA UFPEL, 11, Anais... n. 2. 2012. Disponível em: <https://goo.gl/XKvidP>. Acesso em: 19 fev. 2018.
LEITE, Sávio (Org.). Maldita Animação brasileira. Belo Horizonte: Favela é isso aí [Editora], 2015.
MAGALHÃES, Marcos. Animação Espontânea. 2004. 126p. Dissertação. (Mestrado em Design) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2004.
MAGALHÃES, Marcos. Marcos Magalhães: inédito. Entrevista concedida a Simon Brethé, por e-mail. 12 jan. 2018.
MARQUES, Ana Luiza de Almeida. A transição do modo de produção analógico para o digital: impacto da tecnologia no cinema de animação. São Paulo, 2014. Dissertação. (Mestrado em Meio e Processos Audiovisuais) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.
MEMÓRIA da propaganda Brasileira. Disponível em: <http://www.memoriadapropaganda.org.br/>. Acesso em: 13 set. 2018.
MORENO, Antônio. A Experiência brasileira no cinema de animação. Rio de Janeiro: Artenova, 1978.
MORENO, Antônio. Exercício para o salto. Rev Filme Cultura. n. 60, p.21-27, 2013.
STILPEN (STIL), Pedro Ernesto. Lente Filmes apresenta: Mestre da Animação. Documentário. Entrevista concedida a Noilton Nunes. 2017. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=h6c6pDltjTg>. Acesso em: 13 set. 2018.
MESSIAS, Daniel. Daniel Messias: Entrevista concedida a Ana Luiza de Almeida Marques. 21 out. 2013.
NÚCLEO DE CINEMA DE ANIMAÇÃO DE CAMPINAS. Disponível em: <http://nucleodeanimacaodecampinas.blogspot.com.br>. Acesso em:19 mar. 2018.
AONDE VAMOS com tanta animação? Revista Filme Cultura. Rio de Janeiro: CTAV - Centro Técnico Audiovisual: n. 60, jul. ago. set. 2013. ISSN 2177-3912.
OTTO. Desenhos Animados. Disponível em: <http://www.ottodesenhos.com.br/>. Acesso em: 14 ago. 2018.
PLANETA TERRA. Direção: Marcos Magalhães, 1986. Arquivo digital: 7’37”. Disponível em: <https://vimeo.com/14912391>. Acesso em: 19 mar. 2018.
SPACCA. Disponível em: <http://www.spacca.com.br>. Acesso em: 14 ago. 2018.
SOUZA, E. R; EBERSOL, I; BACK, P. D. P; SCHNEIDER, C; SILVA, A. R. O Cinema de Animação no Rio Grande do Sul e os Animadores Argentinos. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas RS/ Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. s.d.
WILLIAMS, Richard. The Animator’s Survival Kit: A manual of methods, principles and formulas for classical, computer, games, stop-motion and internet animators. London & New York: Faber and Faber, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.