O Cinema Documentário de Helena Solberg
Palavras-chave:
Cinema, Documentário, Helena SolbergResumo
Este trabalho percorre a filmografia documental da cineasta brasileira Helena Solberg que compreende doze documentários realizados no Brasil e nos Estados Unidos, nos últimos cinquenta anos. Identificamos as diferentes fases da cineasta: Trilogia da Mulher (década de 1970; Fase Política (1980/1990) e Arte Brasileira em sua fase atual. O objetivo é demonstrar que Helena Solberg tem trajetória singular e coerente no contexto da produção documental brasileira.
Referências
BERNADET, Jean-Claude. Cineastas e imagens do povo. 1ª reimpressão, São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
BURTON, Julianne. Cinema and Social Change in Latin America. Austin/Texas: University of Texas Press, 1986.
FOSTER, David William. This Woman Which is One: Helena Solberg-Ladd’s The Double Day. Journal of Iberian and Latin American Research, publicado online: 17 Jul 2012. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1080/13260219.2012.691261>. Acesso em: 09.09.16.
LINS, Consuelo; MESQUITA, Cláudia. Filmar o real. Sobre o documentário brasileiro contemporâneo, 1ªedição, Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.
NICHOLS, Bill. Introdução ao Documentário. Tradução: Mônica Saddy Martins. 1ª edição. Campinas, SP: Papirus Editora (Coleção Campo Imagético), 2005.
RAMOS, Fernão Pessoa. Mas afinal... O que é mesmo documentário? 1ª edição. São Paulo: Senac
TAVARES, Mariana Ribeiro da Silva. Helena Solberg, trajetória de uma documentarista brasileira. (Tese de Doutorado). Escola de Belas Artes – UFMG. Orientação: Prof. Dr. Evandro Lemos da Cunha. 2011.
STAM, Robert. Introdução à Teoria do Cinema. Tradução de Fernando Mascarello. 3ª edição. Campinas, SP: Papirus Editora (Coleção Campo Imagético), 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.