CHANBARA

HISTÓRIA E HONRA NO CINEMA DE SAMURAI JAPONÊS

Autores

  • Marcelo Dídimo Souza Vieira Universidade Federal do Ceará (UFC), Brasil
  • Jorge Couto de Alencar Universidade Federal do Ceará (UFC), Brasil

Palavras-chave:

Cinema, Japão, Samurai.

Resumo

O filme de samurai é um importante gênero na cinematografia japonesa, estando presente nas películas desse país durante toda a história da arte cinematográfica do Japão. Esse artigo trata do filme de chanbara, nome pelo qual o filme de samurai é conhecido em seu local de origem. No texto são abordadas as características e a história desse gênero cinematográfico no Japão desde seu início no final do século XIX até os dias atuais. Objetiva-se com esse estudo obter uma maior compreensão desse gênero e de suas peculiaridades.

Biografia do Autor

Marcelo Dídimo Souza Vieira, Universidade Federal do Ceará (UFC), Brasil

Marcelo Dídimo é professor adjunto do Curso de Cinema e Audiovisual e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação do Instituto de Cultura e Arte da UFC. É Mestre e Doutor em Multimeios/Cinema pela UNICAMP. Recentemente realizou Estágio Pós-Doutoral na Columbia University, New York. É autor do livro "O Cangaço no Cinema Brasileiro".

Jorge Couto de Alencar, Universidade Federal do Ceará (UFC), Brasil

Bacharel em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade de Fortaleza (2002) e bacharel em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal Fluminense (2013). Pós-Graduado Lato Senso em Gestão e Business Law pela Universidade de Fortaleza (2015). Atualmente cursa o Mestrado em Comunicação da Universidade Federal do Ceará, linha de pesquisa: Fotografia e Audiovisual.

Referências

ANDERSON, Joseph L.; RICHIE, Donald. The Japanese Film – Art and Industry, New Jersey: Princeton University Press, 1982. p. 440-443.

BERRA, John. Directory of World Cinema Japan, Bristol: Intellect, 2010.

BORDWELL, David. Ozu and the Poetics of Cinema, New Jersey: Princeton University Press, 1988. p. 17-30.

FERIBERG, Freda. Utamaro and his Five Women. In: Senses of Cinema, 2003. Disponível em: http://sensesofcinema.com/2003/cteq/utamaro/>. Acessado em: 15 jun. 2015.

GORDON, Andrew. A Modern History of Japan: From Tokugawa Times to the Present, Oxford: Oxford University Press, 2003. p. 9-11; 161-162.

KAKESHI, Hisao; TAMORI, Ikuhiro; SCHOURUP, Lawrence. Dictionary of Iconic Expressions in Japanese: Volume I: A – J , New York: Mouton de Gruyter, 1996.

MCDONALD, Keiko I. Japanese Classical Theater in Films, Toronto: Associated Unversity Presses, 1994.

MES, Tom; SHARP, James. The Midnight Eye Guide to New Japanese Film, California: Stone Bridge Press, 2005. p. 158-171; 180-196.

HOWE, Justin. Chambara / Samirai Cineam. In: BERRA, John. Directory of World Cinema Japan, Bristol: Intellect, 2010. p. 84-87.

NAGIB, Lúcia. Nascido das Cinzas – Autor e Sujeito nos Filmes de Oshima, São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1995. p. 145-163.

NAITO, Takashi; GIELEN, Uwe. Tatemae and Honne: A Study of Moral Relativism in Japanese Culture. In: GIELEN, Uwe; ADLER, Leonore; MILGRAN, Norman, Psyvhology in International Perspective: 50 Years of the International Council of Psychologists, Amsterdan: Swets & Zeitlinger, 1992.p. 163-134.

RICHIE, Donald. Japanese Cinema: Film Style and National Character, New York: Anchor Books, 1971.

_______. A Hundred Years of Japanese Cinema, Tokyo: Kodansha, 2005.

THORNE, Roland. Samurai Films, England: Kamera Books, 2008.

THORNTON, S. A. The Japanese Period Film: A Critical Analysis, North Carolina: McFarland & Company, Inc., 2008.

WADA-MARCIANO, Mitsuyo. Nippon Modern – Japanese Cinema of the 1920s and 1930s, Honolulu: University of Hawai’I Press, 2008.

Downloads

Publicado

2016-11-01

Como Citar

VIEIRA, M. D. S.; ALENCAR, J. C. de. CHANBARA: HISTÓRIA E HONRA NO CINEMA DE SAMURAI JAPONÊS. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, [S. l.], p. 157–174, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15745. Acesso em: 25 set. 2022.

Edição

Seção

Artigos - Seção temática