CHANBARA
HISTÓRIA E HONRA NO CINEMA DE SAMURAI JAPONÊS
Palavras-chave:
Cinema, Japão, Samurai.Resumo
O filme de samurai é um importante gênero na cinematografia japonesa, estando presente nas películas desse país durante toda a história da arte cinematográfica do Japão. Esse artigo trata do filme de chanbara, nome pelo qual o filme de samurai é conhecido em seu local de origem. No texto são abordadas as características e a história desse gênero cinematográfico no Japão desde seu início no final do século XIX até os dias atuais. Objetiva-se com esse estudo obter uma maior compreensão desse gênero e de suas peculiaridades.
Referências
ANDERSON, Joseph L.; RICHIE, Donald. The Japanese Film – Art and Industry, New Jersey: Princeton University Press, 1982. p. 440-443.
BERRA, John. Directory of World Cinema Japan, Bristol: Intellect, 2010.
BORDWELL, David. Ozu and the Poetics of Cinema, New Jersey: Princeton University Press, 1988. p. 17-30.
FERIBERG, Freda. Utamaro and his Five Women. In: Senses of Cinema, 2003. Disponível em: http://sensesofcinema.com/2003/cteq/utamaro/>. Acessado em: 15 jun. 2015.
GORDON, Andrew. A Modern History of Japan: From Tokugawa Times to the Present, Oxford: Oxford University Press, 2003. p. 9-11; 161-162.
KAKESHI, Hisao; TAMORI, Ikuhiro; SCHOURUP, Lawrence. Dictionary of Iconic Expressions in Japanese: Volume I: A – J , New York: Mouton de Gruyter, 1996.
MCDONALD, Keiko I. Japanese Classical Theater in Films, Toronto: Associated Unversity Presses, 1994.
MES, Tom; SHARP, James. The Midnight Eye Guide to New Japanese Film, California: Stone Bridge Press, 2005. p. 158-171; 180-196.
HOWE, Justin. Chambara / Samirai Cineam. In: BERRA, John. Directory of World Cinema Japan, Bristol: Intellect, 2010. p. 84-87.
NAGIB, Lúcia. Nascido das Cinzas – Autor e Sujeito nos Filmes de Oshima, São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1995. p. 145-163.
NAITO, Takashi; GIELEN, Uwe. Tatemae and Honne: A Study of Moral Relativism in Japanese Culture. In: GIELEN, Uwe; ADLER, Leonore; MILGRAN, Norman, Psyvhology in International Perspective: 50 Years of the International Council of Psychologists, Amsterdan: Swets & Zeitlinger, 1992.p. 163-134.
RICHIE, Donald. Japanese Cinema: Film Style and National Character, New York: Anchor Books, 1971.
_______. A Hundred Years of Japanese Cinema, Tokyo: Kodansha, 2005.
THORNE, Roland. Samurai Films, England: Kamera Books, 2008.
THORNTON, S. A. The Japanese Period Film: A Critical Analysis, North Carolina: McFarland & Company, Inc., 2008.
WADA-MARCIANO, Mitsuyo. Nippon Modern – Japanese Cinema of the 1920s and 1930s, Honolulu: University of Hawai’I Press, 2008.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.