UM encontro entre poesia, análise do discurso e narrativa de vida
Palavras-chave:
Análise do Discurso, Narrativas de vida, Manoel BandeiraResumo
Neste artigo, gostaríamos de responder às questões seguintes: a) O gênero poético (ou literário) pode ser abordado pela Análise do Discurso ? b) Nele podem ser pesquisadas histórias de vida ou fragmentos de tais histórias que nos remetem à vida vivida pelos seus autores? Para tanto, em uma primeira etapa, tentaremos explicar o instrumental teórico que embasa nossas reflexões. Em seguida, proporemos uma análise discursiva centrada em um corpus formado por alguns fragmentos da obra de Manuel Bandeira. De modo geral, temos como objetivo fazer avançar uma pesquisa iniciada já há alguns anos sobre as narrativas de vida (vistas pelo crivo de uma análise do discurso) e, mais especificamente, discorrer sobre um fato curioso: a tendência que o ser humano tem de misturar discursos, ou seja, falar de seu trabalho em um discurso que seria, a priori, mais ligado à sua vida particular.
Referências
AUTHIER-REVUZ, J. Hétérogénéité montrée et hétérogénéité constitutive: éléments pour une approche de l’autre dans le discours. DRLAV – Revue Linguistique, n. 26, 1982.
BAKHTINE, M. La poétique de Dostoïevski. Paris: Seuil, 1970.
BAKHTINE, M. L’oeuvre de François Rabelais et la culture populaire au moyen âge et sous la renaissance. Paris: Gallimard, 1970.
BANDEIRA, M. Seleta em prosa e verso. MORAES, E. de (org., estudos e notas). Rio de Janeiro: José Olympio Editora, 1971.
BANDEIRA, M. Biografia. Disponível em: <http://educacao.uol.com.br/biografias/manuel-bandeira.htm>. Acesso em: 9 nov. 2015.
CHARAUDEAU, P. Petit traité de politique à l’usage du citoyen. Paris: Vuibert, 2008.
CHARAUDEAU, P. Para uma nova Análise do Discurso. In: CARNEIRO, A. D. (org.) O discurso da mídia. Rio de Janeiro : Oficina do Autor, 1996,p.5-43.
CHARAUDEAU, P. Ce que communiquer veut dire. Sciences Humaines, n. 51, p. 20-23, juin 1995.
CHARAUDEAU, P. Langage et discours. Paris: Hachette, 1983.
LHÉRÉTÉ, H. Les pouvoirs de l’imaginaire. Sciences Humaines, n. 273, p. 33, Juillet-Août 2015.
KAUFMANN, J.-C. Quand Je est un autre. Pourquoi et comment ça change en nous. Paris: Armand Colin, col. Pluriel, 2008.
MACHADO, I. L. A narrativa de vida como construção de identidade. In: LARA, G. P.; LIMBERTI, R. (Org.). Discurso e [des]igualdade social. São Paulo: Contexto, 2015. p.129-142.
MACHADO, I. L. Percursos de vida que se entremeiam a percursos teóricos. In: SANTOS, S. P.; MENEZES, W. A. Discurso, Identidade, Memória. Fortaleza: Expressão Gráfica Editora, 2015. p. 83-96.
MACHADO, I. L. O prefácio como uma prática discursiva em que diferentes vidas e obras se entrecruzam. In: Revista de Estudos Linguísticos. São Paulo, n. 43 (3), p.1129-1139, dez. 2014.
MACHADO, I. L. Parodie et analyse du discours. Paris: L’Harmattan, 2013.
MORAES, E. de. Uma vida só para a poesia. In : MORAES, E. de. Bandeira Seleta em prosa e verso (Org.). Rio de Janeiro : José Olympio, 1971, p. x-xiii.
RIPOLL, H. Comment devient-on un créateur? In: Sciences Humaines, n. 273, p. 50-51, Juillet-Août 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.