MULHERES QUE OLHAM
O CONTROLE DO ATO DE VER E SER VISTO
Palavras-chave:
Fotografia, Retrato, GêneroResumo
Neste artigo, analiso o ato de fotógrafas retratarem homens. Para isso, tomo a fotografia relacionada à paixão pelas pessoas fotografadas e questiono a lógica dualista artista-homem / modelo-mulher, ao trazer os casos de Tina Modotti, Lee Miller e Gerda Taro – mulheres do século 20 que eram parceiras de fotógrafos e produziram retratos deles. Como exemplo contemporâneo, trago o trabalho de Sally Mann, fotógrafa que fala sobre a importância do gênero na questão do retrato.
Referências
CRARY, Jonathan. Técnicas do observador – Visão e modernidade no século XIX. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.
EDWARD WESTON. Disponível em <http://edward-weston.com/> Acesso: 26 fev. 2015.
FRIZOT, Michel. Fotografia: um destino cultural. In: SANTOS, Alexandre; CARVALHO, Ana Maria Albani de. (Org.). Imagens: arte e cultura. Porto Alegre: Editora UFRGS, 2012.
GERDA TARO: The forgotten photojournalist killed in action. Disponível em <http://www.bbc. com/news/magazine-25108104>. Acesso: 26 fev. 2015.
LEE MILLER. Disponível em <http://www.leemiller. co.uk/>. Acesso: 17 nov. 2014.
LEIBOVITZ, Annie. Annie Leibovitz at work. New York: Random House. 2008.
MITCHELL, Kerrie. Do men and women take different photos? (2009). Disponível em: http://www.popphoto.com/how-to/2009/03/do-men-and-women--take-different-photos>. Acesso em: 17 nov. 2014.
ROBERT CAPA AND GERDA TARO: Love in a time of war. Disponível em <http://www.theguardian. com/artanddesign/2012/may/13/robert-capa- -gerda-taro-relationship> Acesso: 26 fev. 2015.
SALLY MANN: Men See Nudity “as a Sign of Weakness”. Disponível em http://www.washingtonian.com/blogs/capitalcomment/qa/sally- -mann-men-see-nudity-as-a-sign-of-weakness.
php> Acesso: 24 nov. 2015.
SALLY MANN: Proud Flesh. Disponível em: <http://jmcolberg.com/weblog/2009/08/sally_mann_proud_flesh/>. Acesso: 4 mar. 2015.
TINA MODOTTI. Disponível em <http://www.modotti.com/> Acesso: 26 fev. 2015.
WEST, Shearer. Portraiture – Oxford History of Art. New York: Oxford University Press. 2004.
WHAT REMAINS – The Life and Work of Sally Mann. Direção: Steven Cantor. Zeitgeist Films, 2008. 80 min.
Downloads
Arquivos adicionais
- Figura.1. Edward Weston: Tina. 1925.
- Figura.2. Tina Modotti Portrait of Edward Weston. 1924.
- Figura.3. Man Ray Lee Miller. 1930.
- Figura.4. Lee MIller Portrait of Man Ray. 1931.
- Figura.5. Robert Capa Gerda Taro. 1937.
- Figura.6. Gerda Taro Robert Capa. 1937
- Figura.7. Sally Mann Proud Flesh. 2003-2009.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.