Amor, morte, fotografia
Palavras-chave:
Roland Barthes, Fotografia, MorteResumo
Tomando como percurso as notas subterrâneas de Roland Barthes em Diário de luto, tentaremos traçar o sentido memorial do seu desejo de escrever sobre fotografia. Através do vínculo amoroso com a mãe recentemente morta, Barthes tece uma escrita-monumento e revela a intrincada relação entre a imagem e a morte. Ecoando o seu gesto, o artigo também se propõe ao exercício amoroso da busca, e encontra, em velhas fotografias, o vínculo vivo com o desaparecido.
Referências
BARTHES, Roland. A câmara clara: nota sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
_______. Diário de Luto: 26 de outubro de 1977 – 15 de setembro de 1979. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
_______. Roland Barthes por Roland Barthes. São Paulo: Estação Liberdade, 2003.
BATCHEN, Geoffrey. Suspending Time: Life – Photography – Death . Shizuoka: Izu Photo Museum, 2010.
BLANCHOT, Maurice. A conversa infinita 1: A palavra plural. São Paulo: Escuta, 2001.
DEBRAY, Régis. Vida e morte da imagem: uma história do olhar no ocidente. Petrópolis: Vozes, 1993.
DIDI-HUBERMAN, Georges. O rosto e a terra. Onde começa o retrato, onde se ausenta o rosto. Porto Arte, Porto Alegre, v. 9, n. 16, p. 61-82, 1998.
MONDZAIN, Marie José. Homo spectator. Paris: Bayard, 2007.
NANCY, Jean-Luc. Au fond des images. Paris: Galilée, 2003.
PEREC, Georges. W ou a memória da infância. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
PIRANDELLO, Luigi. Conversas com personagens. In: ______. 40 novelas de Luigi Pirandello. São Paulo: Companhia das Letras, 2008. p. 360-371.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.