Suspender o tempo e o espaço: O corpo visto sob a lente do conceito japonês de Ma

Palavras-chave: Espaço ma, Corpo, Processo criativo

Resumo

Ma significa vazio, espaço, tempo ou pausa e sua origem está correlacionada às ideias de transitoriedade e incompletude características da estética Zen-budista. Mais do que um conceito, ma é um modus operandi na vida cotidiana japonesa, que ilustra um intervalo de espaço-tempo disponível para a materialização de eventos em potencial, onde infinitas combinações sígnicas podem acontecer. Neste artigo, abordaremos a aplicação de ma enquanto princípio condutor da criação bem como da apreciação de obras na área das artes do corpo. O corpo será tratado com um corpo-em-processo com total disponibilidade para a interação com outras mídias na produção de sentido.

Biografia do Autor

maria cristina Elias Meneghetti, Universidade Anhembi Morumbi Departamento de Pós-Graduação em Design
Artista, coreógrafa e Doutoranda. Graduada em Direito pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco (USP). Concluiu mestrado em estudos de movimento na Royal Central School of Speech and Drama (Universidade de Londres, RU) e, atualmente, é doutoranda no Departamento de Pós-graduação em Design, Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo. Em 2013, ganhou o Prêmio FUNARTE - Mulheres nas Artes Visuais e, em 2017 o Prêmio Temporada de Projetos Paço das Artes. Já realizou performances no MIS, MAM e Paço das Artes (São Paulo), Festival VERBO(Galeria Vermelho), Uferstudios e Radialsystem (Berlim), Galeria Stefania Miscetti (Roma) e Museu MAXXI (Roma), Festival Dança em Foco (Rio de Janeiro), Festival Plataforma (Berlim), Festival Transfusão (São Paulo), entre outros. Está a realizar o último ano do Doutorado em Design da Universidade Anhembi Morumbi.
Priscila Arantes, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Departamento de Comunicação e Semiótica- Graduação e Pós-Graduação - Curso Arte: História, Crítica e Curadoria

Curadora, Professora e Diretora do Museu Paço das Artes (São Paulo). Graduada em filosofia pela Universidade de São Paulo, possui mestrado e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e pós doutorado pela Pennsylvania State University (USA) e UNICAMP . É professora do Mestrado e Doutorado em Design da Universidade Anhembi Morumbi, coordenadora do grupo cadastrado no CNPq Design, Arte e Memória: perspectivas contemporâneas e professora de pós graduação e graduação da PUC/SP desde 2002 atuando no curso Arte: História, Crítica e Curadoria. É diretora e curadora do Paço das Artes, instituição da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo desde 2007 e entre 2007 e 2011 foi diretora adjunta do MIS (Museu da Imagem e Som). Entre os prêmios recebidos destacam-se o prêmio da Getty Foundation (USA), em 2012 e o 48 Prêmio Jabuti (finalista) pela publicação Arte@Mídia:perspectivas da estética digital (FAPESP/SENAC).

Publicado
2019-11-22
Como Citar
ELIAS MENEGHETTI, MARIA CRISTINA; ARANTES, P. Suspender o tempo e o espaço: O corpo visto sob a lente do conceito japonês de Ma. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, p. 312-341, 22 nov. 2019.
Seção
Artigos - Seção aberta