Testemunhos da violência na obra do Mapa Teatro, Colômbia

Autores

  • Clara Laurentiis Universidade de Campinas (Unicamp), Brasil https://orcid.org/0000-0002-5903-4489
  • Peter Pal Pelbart Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Brasil

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.21576

Palavras-chave:

Arquivo vivo, Testemunha, Violência

Resumo

O laboratório de artistas Mapa Teatro, ao optar por fazer uma Anatomia da violência na Colômbia, abandona a univocidade de documentos históricos, para combiná-los com verdades inventadas ou mentiras sinceras e criar etnoficções, suscitando perspectivas que não correspondem à narrativa dominante da História. Apresento uma aproximação em relação a algumas obras do grupo para criar perspectivas críticas em relação à grade de codificação e descodificação do que se costuma entender como violência e suas implicações subjetivas, bem como de suas manifestações macropolíticas.

Biografia do Autor

Clara Laurentiis, Universidade de Campinas (Unicamp), Brasil

Mestre em psicologia clínica (PUCSP) e doutoranda em arquitetura e urbanismo (UNICAMP). Pesquisa urbanismo, arte e violência na América Latina.

Peter Pal Pelbart, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Brasil

Professor Titular nos Departamentos de Filosofia e Psicologia Clínica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

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Publicado

2020-05-27

Como Citar

LAURENTIIS, C. B.; PELBART, P. P. Testemunhos da violência na obra do Mapa Teatro, Colômbia. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 10, n. 19, p. 168–183, 2020. DOI: 10.35699/2237-5864.2020.21576. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/21576. Acesso em: 12 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Seção aberta