Testemunhos da violência na obra do Mapa Teatro, Colômbia
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.21576Palavras-chave:
Arquivo vivo, Testemunha, ViolênciaResumo
O laboratório de artistas Mapa Teatro, ao optar por fazer uma Anatomia da violência na Colômbia, abandona a univocidade de documentos históricos, para combiná-los com verdades inventadas ou mentiras sinceras e criar etnoficções, suscitando perspectivas que não correspondem à narrativa dominante da História. Apresento uma aproximação em relação a algumas obras do grupo para criar perspectivas críticas em relação à grade de codificação e descodificação do que se costuma entender como violência e suas implicações subjetivas, bem como de suas manifestações macropolíticas.
Referências
ABDERHALDEN, Rolf. Mapa Mundi: Plurivers Poïétique - Mapa Teatro (1984-2014). Tese de doutorado. Université Paris VIII – Saint Denis, 2014, p. 153-161.
DELEUZE, Gilles. A imagem-tempo. São Paulo: Editora Brasiliense, 2013.
DELEUZE, Gilles. Conversações. São Paulo, SP. Editora 34, 2008.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI. Felix. O que é a filosofia? São Paulo: Editora 34, 2011.
GARCÍA, Ángeles. El Reina Sofía muestra el arte más político de su colección. El país. Espanha, 28 oct. 2016. Disponível em: https://elpais.com/cultura/2016/10/25/actualidad/1477406910_314037.html. Acesso em: 5 maio
GUATTARI, Félix. Espaço e poder: a criação de territórios na cidade. Revista estudos regionais e urbanos, São Paulo, ano 5, n.16, p. 1985.
LAPOUJADE, David. As existências mínimas. São Paulo: n-1 edições, 2017.
LAPOUJADE, David. Fundar a violência: uma mitologia? In: NOVAES, Adauto (Org.). Mutações: fontes passionais da violência. São Paulo: Sesc, 2015, 2015. p. 79-94.
ROLNIK, Suely. Furor de arquivo. Arte e Ensaios, Rio de Janeiro, n.19. p. 97-105, 2012.
ROLNIK, Suely. The Body’s Contagious Memory: Lygia Clark’s Return to the Museum. eipcp. 2007. Disponível em: http://eipcp.net/transversal/0507/rolnik/en. Acesso em: 5 maio 2020.
SÁNCHEZ, José A. Ética y representación. Cidade do México: Paso de Gato, 2016.
SÁNCHEZ, José A. Prácticas de lo real en la escena contemporânea. Madri: Visor Libros. 2007.
TAYLOR, Diana. Testigo de las ruínas. In: RODRIGUEZ, Marta (ed.) Mapa Teatro: El escenario expandido. Bogotá: Editorial Universidad Nacional de Colombia, 2018. p. 317-330.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.