Os papéis da gravura
uma comparação entre a Tauromaquia de Goya e a Colección de las principales suertes de una corrida de toros de Antonio Carnicero
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.23924Palavras-chave:
Francisco Goya, Antonio Carnicero, Luis Fernández Noseret, gravura em metal, tauromaquiaResumo
As gravuras representando touradas pertencentes ao acervo do MASP estimulam a comparação, que busca investigar a forma como o sistema de gravuras em metal, incluindo o seu ensino, criação e circulação, no final do século XVIII fundamenta os passos seguidos no século XIX na Espanha, partindo da técnica, da materialidade, especialmente do papel, e do tratamento dado pelos artistas ao tema. As obras em questão são a Colección de las principales suertes de una corrida de toros, publicada por Antonio Carnicero entre 1787 e 1790 e gravada por Luis Fernández Noseret cinco anos depois, e as cinco gravuras da Tauromaquia de Goya, da primeira edição anunciada para venda nos jornais madrilenhos em 1816.
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